quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A POESIA TEM NOITE DE GALA NO SARAU DA ESCOLA EMEF MÁRIO FITTIPALDI

.
.
A ESCOLA VERDADEIRA RESISTE,
A POESIA RESISTE,
E OS EDUCADORES SÃO MEUS HERÓIS!
.

Poetas da escola EMEF Mário Fittipaldi
.
.
Povo lindo, povo inteligente,
.
ontem descobri o porque de lutar pela poesia na periferia de São Paulo, pois inspirado no Sarau da Cooperifa a Escola EMEF MÁRIO FITTIPALDI realizou o primeiro sarau com seus alunos e alunas, ou, poetas-mirins.
E vai vendo a poesia no evento, o sarau foi à noite, e eles estudam de manhã e à tarde, e quer saber o que foi o melhor: os pais e mães de todos e todas eles estavam presente. É isso mesmo, puta frio em sampa, a comunidade lotou o CEU Gurapiranga ver ver a poesia da molecada. Uh, Paulo Freire! Uh, Paulo Freire. Parecia a escola pública que a gente quer para os nossos filhos.
E sabe onde fica a escola? No Jd. Nakamura/Kagohara, um lugar de gente simples, honesta e trabalhadora que fica no extremo sul de São Paulo.
Eles ensaiaram o mês inteiro para esse dia, e não decepcionaram. Mais de 40 poetas mirins passaram pelo palco recitando poesias próprias e de outros autores. Só vendo pra crer.
Nós da Cooperifa fomos convidados para fortalecer o sarau, mais, diga-se de passagem, nós que saímos fortalecidos com tanta coisa boa que saía deles.
Quero saber quem foi que disse que a gente não gosta de literatura, que a poesia isso, aquilo, que na periferia não pode isso, não pode aquilo, que a gente fala errado... que não pega bem palavra bonita na boca de gente feia... Epa! Gente feia é quem rouba merenda de criança, paga mal os professores, desestimula os estudantes da escola pública. Gente feia é quem não aposta na educação do país. Está me ouvindo José serra?
Eu sei o nome da direção, da coordenação, e dos educadores e funcionários, mas não vou citá-los (posso esquecer o nome de alguém e isso seria uma tremenda injustiça) vou chamá-los de EQUIPE. Então quero parabenizar a EQUIPE por esta noite tão maravilhosa de Poesia e de como manter uma escola viva no coração das crianças, da comunidade e do país. Obrigado.
O que depender da Cooperifa, estaremos sempre juntos.
É sobre isso que a gente fica falando, mas a academia não entende, que alguns intelectuais não aceitam: o povo escreve o que quer, quando quer e na hora que quiser.
Chega de pedir licença para praticar literatura, ninguém aqui vai pedir autorização para escrever poesia.
Que comam brioches!
.
A Poesia das ruas ocupando as escolas, as escolas ocupando da poesia das ruas.
Eles querem um país, nós uma nação. O Governo somos nós!
.
Os educadores são meus heróis!
.
Sergio Vaz
vira-lata da literatura



A escola viva

A Cooperifa é parceira da educação







4 comentários:

  1. de arrepiar ! por isso que não desisto de ser tua fã ! te admiro demais, poeta ! tamojunto
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, pelos comentários.Realmente a Equipe deu um SHOW, foi uma noite inesquecível para todos os participantes do I SARAU MARIO FITTIPALDI.
    LIVRO ...PRIMEIRAS POESIAS...,produzido pelos alunos é um verdadeiro " SONHO " BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Luto pelo dia em que todas as bibliotecas de CEUs tenham recursos e livros de qualidade para emprestar para a comunidade.

    Abraços
    Biblioteca
    CEU Capão Redondo

    ResponderExcluir
  4. O momento é unico...
    quem viveu pode contar...
    sonhos...
    palavras...
    que rimando ou não
    fizeram parte do nosso show...
    crianças emocionadas,sábias e corajosas;
    mães, pais, avós, tios e tias, todos para prestigiar o I Sarau da EMEF Mario Fittipaldi.
    Foi Lindo demais! Queremos mais... os alunos pedem "bis".

    ResponderExcluir