FALTA MUITO, MAS ESTAMOS APRENDENDO A RESPEITAR
hoje, pelo 5º ano consecutivo, acontece o Ajoelhaço da Cooperifa. O Ajoelhaço acontece sempre na semana em que se convencionou celebrar, ou não, o dia Internacional da Mulher. Concordando ou não, é uma data mundial, assim como deviam ser todos os dias.
Na Cooperifa, nesta noite, os poetas e os homens frequentadores do Sarau, depois de recitarem poesias , vão à frente e pedem perdão a todas elas pelos séculos e mais séculos de opressão, maus-tratos e violência em que foram submetidas.
Mas que fique bem claro, temos a responsabilidade de saber que não é apenas esse pequeno gesto que vai apagar todas essas injustiças, e a violência que não cessa.
Não vai ser o Ajoelhaço da Cooperifa que vai impedir que a brutalidade contra as mulheres seja erradicado no mundo, no país e na quebrada. Contra nossa vontade, isso acontece no planeta e muito perto da gente. Infelizmente a covardia é democrática e deve ser combatida.
O Ajoelhaço é apenas um pedido de perdão, e que não deve ser aceito pelas mulheres, mas que deve ser respeitado, porque um simples ajoelhar pode ser a abertura para grandes mudanças de atitudes. E a gente que trabalha na comunidade sabe o efeito que isso realmente tem.
Pra nós, homens da Cooperifa que acreditamos numa sociedade mais justa e igualitária para todos os seres-humanos, é uma noite de reflexão e reconhecimento de nossas fraquezas, da omissão frente a tudo que acontece à nossa volta. É covarde quem bate e quem não defende.
O Ajoelhaço não deve ser importante para as mulheres que sempre recebem homenagem tolas como essa, nesta " semana", mas é importante pra nós poetas do sarau, homens da quebrada criados sob a benção do machismo, e se de alguma forma esse gesto for mais uma forma de violência, aproveito aqui, mais uma vez, para pedir perdão. Somos apenas homens.
Com amor e respeito,
Sergio Vaz
AJOELHAÇO DA COOPERIFA - ANOITE DO PERDÃO
Hoje 20hs45
Bar do Zé Batidão
Rua Bartolomeu do Santos, 797 Jd. Guarujá
Periferia - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário