domingo, 4 de março de 2012

DIÁRIO DE BORDO - THE GABAY

Povo lindo, povo inteligente,

ainda no sábado tivemos um encontro maravilhoso com poetas do projeto "The Gabay" que são os africanos descendentes da Somália que moram no País de Gales e que tem a poesia na luta pela cidadania e resistência no país em que vivem.
Tem tudo a ver com a Cooperifa, tudo a ver mesmo.
Aqui na Inglaterra a periferia tem muito a ver com os imigrantes, é comum as pessoas que moram, no que eles chamam de favela, morarem pessoas que tem o islamismo como religião, ou seja, os imigrantes africanos do sul e do norte, paquistaneses, indianos, etc.. E pra combater todo esse preconceito, Poesia. É foda. Não há outra expressão.
Os poetas dizem que a Somália é o país da poesia, o nome do país quer dizer algo como: tirar o leite e oferecer ao visitante. É ou não é poesia?
Eles dizem que durante uma guerra civil, um poema do Salaan Carabey "Toolow Colka Jooga" conseguiu parar a guerra, apenas um poema. A história é linda, mas pra frente vou contá-la direito. Isso tudo ainda em Manchester.
Passei o vídeo "Ajoelhaço" da Nina Fideles no Theatre Contact para eles, piraram. Lógico, querem conhecer o Brasil, a Cooperifa. Quando passou o vídeo da Cooperifa segurei pra não chorar. Saudades da família, da quebrada, desse lugar esquecido que a gente construiu, que agora toma o mundo..
Martin Luther King dizia que quem não tem uma causa pela qual morreria, não merecia viver. Concordo.
Bom, por hora é isso. Poesia. Poesia e muito aprendizado.

A Rainha me ligou pra ir conhecer o plácio, mas ainda não sobrou tempo.

Saudades,

sergio vaz









Nenhum comentário:

Postar um comentário