quinta-feira, 22 de julho de 2010

PEREGRINAÇÃO POÉTICA EM SALVADOR

.
.
SE LIGUE NA PROGRAMAÇÃO
.

Sexta feira, 23.07.10 / SEMINÁRIO
.
Local: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) – Fone: 3117.1433
Endereço: Praça Almeida Couto - Largo de Nazaré (Em frente ao Bom Preço)
Horário: das 17h às 22h / Custo: R$ 10,00 Inscrições: com representantes da Blackitude ou na BIML (quinta e sexta)
Com certificado de participação
.
2.1: Filme - “Povo Lindo, Povo Inteligente – O Sarau da Cooperifa” (17h)
De Sérgio Gagliardi e Maurício Falcão
/ Documentário - DGT Filme – 50 minutos
Sinopse: “Num bar de periferia na zona sul de São Paulo, um grupo de cidadão se reúne toda quarta feira, há mais de seis anos, pra falar e ouvir poesia. Uma estória contada pelos poetas/cidadãos, mostrando o poder de transformação desse evento independente e revelando uma surpreendente produção artística. Um choque de qualidade e um gesto de resistência na cena contemporânea” (Encarte). Obs. A Cooperifa completa 9 anos em outubro de 2010.
.
2.2: Mesa redonda - Relato de experiências e fundamentação teórica (18:30)
Com: Nelson Maca, Silvio Roberto Oliveira e Sérgio Vaz
Descrição: Conceituação e histórico da poesia divergente e mapeamento das principais estratégias e ações dos saraus do coletivo Blackitude (Bahia) e Cooperifa (São Paulo), seguido de relato sobre experiências acadêmicas com literaturas divergentes na graduação e pós-graduação da UNEB (Universidade Estadual da Bahia) e trajetória poética e de ativismo cultural do mais reconhecido poeta do movimento da literatura periférica atual
.
Participantes da mesa:
Sérgio Vaz” é poeta e ativista cultural. Desde 2001, coordena o Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), importante movimento cultural paulistano que reúne poetas e a comunidade periférica em torno da literatura e que inspirou uma dezena de saraus pelo Brasil. Ministra oficinas de poesia, palestras. Além de apresentar recitais, também desenvolve o projeto “Poesia contra a violência” o “Sarau Rap”.
Silvio Roberto Oliveira é professor da UNEB - Alagoinhas. Defendeu tese de doutorado sobre o poeta Luís Gama. Está frente o núcleo de pesquisa e produção cultural TEAFRO que contam com a presença de alunos da UNEB. No movimento hip hop de Alagoinhas, desenvolve projetos em conjunto com núcleo de comunidade do Barreiro.
Nelson Maca é professor de literatura da UCSal e articulador do coletivo Blackitude: Vozes negras da Bahia. É poeta e coordena o Sarau Bem Legal (Infantil) e o Sarau Bem Black.
.
3. Sábado, 24.07.10 (3 horas) / SARAU 2
Local: Sankofa African Bar Endereço: Rua Frei Vicente, n;.7 (Ao lado do Olodum)
Horário: das 19h às 22h / Entrada Franca
.
3.1: Filme - “Povo Lindo, Povo Inteligente – O Sarau da Cooperifa” (19h)
De Sérgio Gagliardi e Maurício Falcão
/ Documentário - DGT Filme – 50 minutos
.
3.2: Sarau Bem Black: Palavras Faladas da Blackitude (20h às 22h )
Com: poetas da Blackitude / Participação especial: Sérgio Vaz (Cooperifa-SP)
Descrição: Edição especial do Sarau Bem Black, que acontece toda quara feira no Sankofa African Bar, no Pelourinho. Na edição especial do sarau (24.07), antes dos recitais poéticos, será apresentado o documentário sobre a Cooperifa (SP). Após o filme, os poetas tomam conta da noite, reunindo os poetas residentes e franqueando o microfone aos da platéia; com abertura e fechamento da noite a cargo de um grupo de rap. Tudo isso intermediado por vinhetas e músicas a cargo de um DJ que, a cada semana, homenageia um artista ou grupo da música negra.
.
4. Domingo, 25.07.10 / SARAU 3
Local: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) – Fone: 3117.1433
.
4.1: Grafitagem ao vivo (10h)Com: Fael I (071 Crew), e Neuro (O’Clan)
Fael I questiona a realidade em que vive. Entre seus personagens se destaca "a vaca", marca registrada das ruas de Salvador. Neuro é um dos grafiteiros destacados na técnica do Tag, assinatura com letras esteticamente originais. É o idealizador do Fanzine Na Lata. O primeiro está responsável pela pintura do poeta Sérgio Vaz; o segundo fará os Tags do Sarau Bem Legal e do Sarau Bem Black.
.
4.2: Sarau Bem Legal - Homenagem ao Poeta Sérgio Vaz (11h)Com: Grupo Este Tal Recital (Residente)
Grupo visitante:Homenageado e Convidado especial: Sérgio Vaz
Descrição: Sarau que acontece todo último domingo do mês na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Nazaré, reunindo os poetas do grupo residente “Este Tal Recital” que convida, a cada etapa, um grupo infantil de poesia da cidade. A cada mês um poeta é homenageado, tendo seus poemas recitados pelo grupo residente e sua imagem grafitada por artistas de destaque em Salvador.

Um comentário: