sexta-feira, 12 de março de 2010

O RISO DO PALHAÇO SEM ALEGRIA

.
foto : Lu M
Fernando Anitelli - Músico e palhaço doTeatro Mágico
.

O Riso do palhaço sem alegria – Sérgio Vaz

.

Outro dia alguém, não sei bem porque e quando, me disse que a vida era um presente divino, e que devíamos saber aproveitá-la, e jamais se esquecer de agradecê-la quem quer que fosse o padrinho. E que por pior que se apresentasse a vida, estar vivo era um milagre dos céus. "Deus sempre sabe o que faz", enfatizou o amigo filósofo de botequim, cheio de paz no coração e repleto de alegria artificial na cabeça.
Fiquei meio assim com essa idéia de que a vida é um presente, porque outro dia também ouvi de um mendigo agradecido pela sobras de um almoço: "cavalo dado não se olha os dentes", nesse mesmo dia o vira-lata ficou sem o seu almoço na lata de lixo. As migalhas não escolhem os miseráveis, elas são presentes do acaso.
É preciso estar no lugar certo, na hora certa, nos diz as pessoas que embrulham os presentes. Mas como os pobres e os vira-latas não têm relógio, sempre chegam atrasados. Assim como os ônibus.
Não sei quem me disse que para entender a vida era preciso conhecer a palavra de deus, mas como ele nunca apareceu pessoalmente... Durante muito tempo acreditei nos mandamentos dos publicitários. Lembram daquela profecia?"O mundo trata melhor quem se veste bem". Pois é, o mundo só dá crédito para quem tem crédito.
E aí, se a vida é agora, Vida loka ou Vida besta? Descobrir tem seu preço.
Na verdade acho que a vida é uma das coisas mais engraçadas que o mundo nos dá, e que por isso mesmo, muitas vezes não tem graça nenhuma. Não é que eu seja mal-agradecido, e ria menos que devia para o destino, mas é que tem umas coisas que acontecem...
Vai vendo a ironia do destino, tenho um amigo que estava já algum tempo desempregado, estava vivendo de bicos -sei que tem muita gente que não sabe, mas viver de bico não tem graça nenhuma. Ele agora ele faz bico em uma loja de sapatos, e a coisa mais engraçada é que ele não é vendedor, nem gerente ou faxineiro, meu amigo é o palhaço da loja. É. Ele fica na frente da loja vestido de palhaço, fazendo graça para as pessoas que passam. Parece legal né? Mas não é.
Quando eu o vi e reconheci até que foi meio divertido, não sei se porque o patrão estava olhando, mas seus olhos e a maquiagem mal-feita o traíram. Estava triste.
Puxa, pensei, um homem desempregado não deveria ser palhaço, ser palhaço não é uma profissão, é um estado de espírito, um dom. Taí, um presente.
Que tristes tempos nós vivemos, em que os circos se foram para o nunca mais, e os palhaços-trapezistas habitam as lojas de sapatos.
Também tentei fingir, e ri um riso falso de poeta que tem a boca desbotada, para que ele, talvez, se mantivesse digno em seu novo emprego, para que ele talvez se mantivesse firme na corda-bamba dessa vida, que mais parece sapato sem cadarço para os que têm pés-de-chinelo e as pegadas miúdas que rastreiam o chão duro da felicidade que nunca vem.
Despediu-se de mim com os olhos e partiu arrastando sua tristeza oculta em outra direção.
Ele se aproxima de uma menininha que se afasta meio com medo.
A Mãe, sem-graça, diz: "não tenha medo minha filha, é só um palhaço."
"Quem dera", pensou ele.
"A Vida não é engraçada, um homem triste a fazer sorrir os outros!?", disse a voz do destino, segurando um cartão de crédito sem-limites na mão, e um peito vazio na outra.
Sem saber como chorar, ele respondeu com os olhos: "Não mãe, não é só um palhaço, é um homem sem emprego, desfrutando o presente da vida".
O que mais dói, é saber que há outros desempregados, e que muitos deles, cegos, viram atiradores de facas.

11 comentários:

  1. Engraçado, embora não tenha graça nenhuma, é que todas as vezes que eu leio este texto, me deparei horas antes com situações assim. De homens vestidos de palhaço tendo que fazer graça quando a vida anda tão sem cor, desbotada e quase sem alimento.
    Dói e não tem a mesma magia do circo.

    ResponderExcluir
  2. "Ouvi uma piada uma vez: O homem vai ao médico, diz que está deprimido. Diz que a vida parece dura e cruel. Diz que se sente sozinho em um mundo ameaçador onde tudo o que se anuncia é vago e incerto. O médico diz: 'o tratamento é simples. O grande palhaço Pagliacci está na cidade esta noite. Assista ao espetáculo, isso deve animá-lo'. O homem desaba em lágrimas e diz: 'mas doutor, eu sou o grande Pagliacci'."

    --Watchmen

    belo texto.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Sérgio,
    Tua sensibilidade é tão grande que escava o mais fundo dos nossos sentimentos e nos faz acordar para as pequenas coisas mais importantes da vida. Obrigada por existir poeta!!!

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bom, reflexivo e muito (sinceramente) cruel. E nós sofre junto! Que dor esse presente, o passado e certamente o futuro.

    ResponderExcluir
  5. Agente aprende muita coisa no coletivo, e com isso aprendemos também que não estamos sozinhos, e, jamais deixaremos quem quer que seja desamparado, isso devido a generosidade que existe, a pratica que persiste e o amor que bate, isso é a verdadeira entrega. Eu fico profundamente emocionada com a verdade das pessoas, mas me alimento dimais com a coragem e força delas. Eu também faço parte daqueles que para ter sua felicidade completa, é preciso ver a verdadeira alegria das pessoas especiais e a transformação e evolução dos que não sentem nada, dos que não se emocionam, é essa a missão que vem para alguns de dentro para fora...mas que também se é possível de fora para dentro, é só olhar...
    "O riso pode esconder a tristeza que se sente, a dor que mata. Mas o olhar não...esse vai até a alma".
    Viviane

    ResponderExcluir
  6. De mais um palhaço que ainda não consegue brincar com o presente da vida, mas continua a tentar!!! Excelente texto, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  7. um texto tocante. soube de vc pela fabiana cozza, no concerto de hoje (13 de março) no foyer do ibirapuera. voltarei sempre. também procuro com a minha escrita trazer alguma verdade pra esse mundo... seja ela triste, alegre ou simplesmente necessária. um gde abraço.

    ResponderExcluir
  8. Sabe, sobre o destino:
    Ele não me deixou encontrar o homem triste desempregado que virou palhaço, mas me fez bater de frente com o homem que se tornou um cruel atirador de facas.
    Mas uma vez Vaz, meus parabens... o texto é lindo.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!
    A foto q ilustra seu post é de minha autoria, veja: http://www.flickr.com/photos/luluka_luluka/1226936476/
    Vc poderia por favor colocar ao menos o crédito?
    Atenciosamente!

    ResponderExcluir
  10. Se jogue às pedras aquele que tem medo de nadas...
    A vida é um grande lago...
    www.escritordesentimentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. nossa é perfeito!
    mt lindo mesmo,sou nova nesse negócio de poesia(tenho apenas 14 anos e é a primaira vez em que pesquiso sobre),mas to completamente apaixinada e emocionada é muito lindo.
    cara ele tem um dom,que quase nenhum ser humano sabe apreciar.
    mt,mt,mt lindo mesmo a-d-o-r-e-i

    ResponderExcluir