terça-feira, 30 de março de 2010

A Escritora Nigeriana Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história

Povo lindo, povo inteligente,

ganhei este maravilhoso vídeo do meu amigo Toni C. e gostaria de dividir com vocês. veja como o preconceito se fortalece de forma sutil e violento do mundo ocidental em relação ao continente africano. ´
Com ternura e força ela destila sua luta contra o preconceito. Imperdível. Assistam.
Ele fala sobre como "nossas vidas, nossas culturas são compostas de muitas histórias sobrepostas. A escritora Nigeriana Chimamanda Adichie conta a história de como ela encontrou sua autêntica voz cultural - e adverte-nos que se ouvimos somente uma única história sobre uma outra pessoa ou país, corremos o risco de gerar grandes mal-entendidos."

*aprecie com moderação

Abs.

Sergio Vaz
Vira-lata da literatura

www.ted.com/talks/lang/por_br/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html

2 comentários:

  1. oi Sérgio, tudo bem?

    Meu nome é Érica e trabalho no Itaú Cultural. Te mandei um e-mail sobre uma entrevista para o site do Antídoto (www.itaucultural.org.br/antidoto) e queria saber se você topa.

    Meu telefone: 2168-1768
    e-mail: erica.teruel-guerra@itaucultural.org.br

    Queria ver se conseguíamos marcar para a semana que vem ou na outra, você acha que é possível?

    muito obrigada.
    abs
    Érica

    ResponderExcluir
  2. Confesso que fiquei arrepiada com o tanto de verdades que ouvi nesse video. Aprendi a gostar de ler por influencia de uma amiga, e me identifiquei muito do que a escritora disse. Interessante como a leitura amplia nossa cultura, nosso conhecimento geral. Como é capaz de modificar a forma de comunicação, de entendimento, de relacionamento. Enfim, aprendi que é possivel criticar sem esteriotipar.

    ResponderExcluir