quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

UM POEMA QUE PODE VIRAR PEÇA, OU UMA PEÇA QUE PODE VIRAR POEMA

.
.
Canto das negras lágrimas - Sergio Vaz
.
.
Afundei o navio negreiro do meu coraçao
não me sinto escravo de nada, sei nadar,
mas ele ainda singra na memória
como o sangue derramado no mar.
.
De além-mar ao sul do Gabão
A dor que se vê na pele, vai te afogar
e ainda que falte ar à história
uma rima me faz respirar.
.
Poetas e marujos mergulham na solidão
enquanto nos becos sujos -ou em porta de bar
do fundo da noite sem estrelas
o canto torto das galés vai se fazer escutar.:
.
"se o mar está calmo,
é claro que precisa escurecer
e se me cai uma lágrima
essa lástima alguém vai ter que beber." (bis)
.
Calar a boca branca da escuridão
com o grito retinto da voz lunar
usar uma letra faminta, como isca,
que belisca quem não sabe pescar.
.
Nas noites profundas da imensidão
um poema revolto agita beira-mar
um povo com os pés limpos de areia
outrora nau sem rumo, vai se encontrar.
.
E o canto torto das galés vai se fazer escutar:
.
"se o mar está calmo
é claro que precisa escurecer.
E se me cai uma lágrima
esta lástima alguém vai ter beber." (bis)
.
Ao amanhecer da noite juntar as mãos
para que nenhuma fique livre para açoitar
vamos cuspir o navio encravado na garganta
para que em negras lágrimas não se navegue mais.
.

6 comentários:

  1. Sérgio! Qto tempo ñ leio seus posts!!
    Encontrei por acaso numa pesquisa de textos sobre boas vindas.. daí me lembrei de um que na verdade nunca esqueci! o Feliz Todo Dia!!! que texto fantástico!!!!
    já adicionei esse blog nos favoritos e agora com + acesso à internet visitarei sempre.
    Parabéns pelo trabalho diário! pela força e pela Cooperatividade! Agora que trabalho em uma escola cooperativa, sei como é esse lance de cooperar!=)
    e como vc diz.. : As manhãs de sol são lindas, mas é preciso trabalhar também nos dias de chuva. !!!
    Parabéns novamente..
    até breve
    Marina Preta

    ResponderExcluir
  2. é...essa lástima alguém vai ter que tragar !

    ResponderExcluir
  3. Salve Poeta!!

    um forte abraço
    e tudo de bom.

    Fuzil

    ResponderExcluir
  4. Salve Poeta!!

    Um forte abraço
    e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  5. essa rima que é o ar nos conduz a viver e nos permite a sonhar não só com a liberdade de se locomover sem sair do lugar muito bom mais um vez abraços.

    ResponderExcluir
  6. Ô! Poeta que letra! Sou até suspeita pra falar! Devem até me achar piegas os meus comentários, mas ser piegas à demonstrar o que gosta não é pra qualquer um, né....!
    Adoro sua escrita!

    ResponderExcluir