quinta-feira, 14 de abril de 2011

POESIA NO AR - A NOITE MAIS LINDA DO ANO

.

.

NOITE MÁGICA:

A COOPERIFA ENCHEU DE POESIA O CÉU DE PÃO PAULO

.

.

fotos: viviane de paula

Povo lindo, povo inteligente,

.
ontem a Cooperifa encheu de poesia o céu de São Paulo, numa das noites mais lindas de nossas vidas. Há quem diga, que esta noite nunca existiu, foi um sonho que a gente teve.

É bem possível que tenha sido um sonho, é bem possível que mais de 400 pessoas, no desejo de transformar o mundo num lugar pra viver, tenham sonhado junto. É bem possível que tudo e mais um pouco tenha acontecido, porque na Cooperifa o impossível é pouco pra nós.

O Sarau parecia a embaixada da periferia, tinha gente de várias quebradas do Brasil, e ninguém precisou de passaporte, pois todos mundo usava o mesmo idioma, a poesia. Chegou um ônibus de Porto Alegre-RS trazendo a Márcia Cavalcanti e todo pessoal do projeto "rede de leitura" da ONG Cirandar, outro ônibus trouxe a galera do "Literasampa" de Guarulhos-SP, outro veio com o povo do "Guaralendo" de Guaratinguetá-SP e mais uma rapaziadinha da Barrage, fundão de parelheiros. Molecada da hora. É é lógico, toda comunidade Cooperiférica esteve presente. Que noite maravilhosa. Gente sorrindo, se abraçando, beijando, chorando de emoção, muitos aplausos, muita poesia, parecia o mundo que a gente quer pra nós. Lindo. Único. Foi uma noite repleta de elegância. A Cooperifa fez a gentileza de mandar o Sarau via aérea pra que outros quintais recebessem nossos poemas. Para que outros quintais também se manifestem para este momento de efervescênia cultural que vive a periferia paulistana. Todo mundo tem direito à cultura, poesia e à literatura. Pergunte a quem estava lá, eles poderão dizer o que realmente aconteceu. Foi uma noite para poetas, os que escrevem e os que vivem. Se algumas pessoas não vem ao sarau, o sarau vai até elas. Ah!, o céu estava todo estrelado, e as bixigas, as quatrocentas, foram tão generosas que subiram em camêra lenta, para que ninguém se perdesse delas. Desta vez o mal humor de São Pedro não interferiu, e em Sampa, como num conto de Ariano Suassuna, nossa voz ecoou como um trovão, nuvens carregadas de alegria, fez chover poemas, e nossos olhos se arrastaram pela enchente que inundou nossos. Lindo. Lindo.


.


Quem faz por amor sofre, mas goza com sinceridade.


É isso. A Poesia venceu novamente.


.


Sergio Vaz


astronauta de bixiga






















6 comentários:

  1. Noite linda!

    "Celebrar a vida é somar amigos, experiências e conquistas, dando-lhes sempre algum significado."

    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a noite mais linda do ano. Como não contagiar, como não se emocionar com aquela energia e atos de coração!
    Valeu Vaz, vc é liga que une tudo isso! Valeu pela noite, valeu por nos ensinar que vale a pena se emocionar, vale a pena sentir, vale a pena sonhar...vale a pena a vida, como ela está! Sem palavras para tudo o que sinto...eu sou muito feliz pela existência de tudo isso e por levar esse mesmo amor, essa mesma emoção a pessoas que acabo de conhecer...A cooperifa é onde está sendo conquistado as minhas maiores sabedorias, as melhores pessoas, os melhores momentos...o meu melhor "eu". Acreditar no que nos move é fundamental, para que possamos estar sempre juntos e sintonizados, realizando o que sensibiliza diretamente dos sonhos livres como é a Cooperifa. Uhhhh Cooperifa!

    ResponderExcluir
  3. Luciana (Cooperiférica até a alma)15 de abril de 2011 às 08:05

    noite mágica...
    sem palavras para descrever o amor que sinto por esse lugar e por essa gente...
    é o vício mais amado, quero sempre mais!
    Tamo junto sempre! Uhh Cooperifa, é 10!

    ResponderExcluir
  4. as bixigas subiram quarta-feira e hoje, sexta, ainda tem gente voando.

    ResponderExcluir
  5. ...
    vaz,

    acho que
    redbull só da azas,
    mas nós que sabemos voar...rsrs

    AMEIII dinovo...dinovo...dinovo... piso lá e renovo sempre meu amor por vcs...espero q meu amor mesmo de longe perdoe minha ausência...rs - bjo KR

    ResponderExcluir
  6. a cooperifa é isso, aquilo, vocês não diziam, todo que ser cooperifa, que ironia.
    o baguio mais loko de são paulo.

    zica zl-sp

    ResponderExcluir