sábado, 16 de abril de 2011

A POESIA TOMOU CONTA DA MINHA VIDA

.

.

PROJETO "ESCRITOR NA BIBLIOTECA"

.

.

Fila para ler poesia. A fila mais linda do mundo


Cocão, Ricardo, eu e a Lívia


Povo lindo, povo inteligente,

.

ontem fui participar de um bate-papo na Biblioteca "Milton Santos" que fica no bairro de Aricanduva, Zona Leste paulistana, e que faz parte do projeto "Escritor na biblioteca, promovido pela coordenadoria de bibliotecas do município de São Paulo.

Aliás, já quero deixar registrado que é uma iniciativa maravilhosa. Não só do ponto de vista do escritor, nem do leitor, mas da biblioteca que acaba se tornando uma coisa viva, mais atraente para a comunidade. Da hora.

Cheguei na biblioteca e já tinha vários alunos do CEU Aricanduva, comecei falando do meu trabalho e recitando poesias, bom, até aí, nada de mais. Parecia uma tarde qualquer.

De repente perguntei se alguém tinha uma poesia para recitar e uma aluna levantou a mão e veio até à frente e recitou lindamente um poema, e em troca de sua gentileza, dei uma revista da Cooperifa. Depois veio mais um aluno...

De repente, eu disse: "quem ler um poema aqui na frente vai ganhar uma revista da Cooperifa."

Aí veio o milagre da poesia.

A Molecada começou a fazer fila para recitar, o Ricardo, coordenador da biblioteca do CEU, e a Lívia da Biblioteca, buscaram uns livros na prateleira e começou a distribuir entre eles. Com livros de poesia em punho, nós fizemos um maravilhoso sarau. E a tarde que dia tudo para ser apenas mais uma, se tornou uma das mais lindas que já tive. Espero que tenha sido boa para eles também.

O Cocão, do grupo VERSÃO POPULAR que foi lá recitar também, acabou presenteando um disco "Quem viu, viu" para um aluno, tamanha foi sua emoção.

Uma molecada extraordinária. A Juventude me fascina. Por isso desconfio que os adultos só maltratam as crianças e os adolescentes apenas por um motivo: Inveja.

A Biblioteca se encheu de poesia, e a palavra, aliada ao livro, ecoaram pelo prédio. Só vendo pra crer. Estávamos nas nuvens.

É isso. A poesia tem tomado conta da minha vida. Amo o que faço.

.

Muito obrigado. Bem que estava merecendo uma tarde como esta. Semana que vem tem mais.

.

Sérgio Vaz

Vira-lata da literatura




3 comentários:

  1. Vaz, meu querido vaz...
    só de ver as fotos, sinto a emoção de estar ai ao lado desses gigantes ! q lindeza !
    Tiro o chapéu para vc...

    um bjo grande kátia ramos

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão, você merece mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, turma da poesia!
    Foi realmente uma tarde fantástica e, por que não dizer, inusitada. É a criançada sempre nos surpreendendo.

    Tardes como essa deveriam ser rotina em nossas vidas. É preciso libertamos a poesia dos papéis. Poesia é o corpo fazendo amor com as palavras. Ela foi feita pra voz, pro ouvido, pro corpo em movimento.

    Carrego comigo a máxima de que "só a Arte salva". Como diz Criolo Doido, "não precisa sofrer pra saber o que é melhor pra você". Você pode criar. E a criação poética é a melhor lição de vida.

    Obrigada pela presença de vocês.
    Voltem mais vezes!

    Débora Baroudi

    ResponderExcluir