terça-feira, 26 de abril de 2011

ORAÇÃO DE UM VIRA-LATA

Promoção "Colecionador de pedras"

Os ganhadores, conforme Fernando Anitelli e Marcelino Freire, foram: Alex Caldas e @amanda_anjo86
Mandar os endereços para: poetavaz@ig.com.br






Oração de um vira-lata - por Sergio Vaz


A música "Wake up everybody" (acordem pessoasl) de John Legend e Roosts" ainda me faz acreditar no ser humano, no sonho de um mundo mais justo e melhor. Há dias eu a ouço, como um mantra, antes de sair pras batalhas das ruas, antes de enfrentar os leões que nos espreitam nas dificuldades do cotidiano, nas vielas das incertezas e na cruz da mediocridade que nos assombra.
Esta música tem sido a minha bíblia, meu alcorão e meu torá, isso, é claro, sem desrespeitar a religião de ninguém, digo porque há muito tempo não sou sintonizado em algo tão sagrado e honesto. Porque muitas vezes ter juízo, é a prova de já se está no final.
Aliás, falando em religião, queria aproveitar pra dizer que sigo um Deus chamado "Amor" e é só pra ele que ajoelho, que rezo.
E este Deus que habita meu coração, só me ilumina quando amo outras pessoas, quando amo o que faço. E ele só se manifesta quando as mentiras que conto pra mim não afeta o coração de outras pessoas.
E que o Deus que mora em mim, não deixa que seja escravizado, nem que escravize, porque a palavra liberdade está contida em todos os versículos dos meus dias. Para recitá-la em forma poema, não em sermão de montanhas inacessíveis, mas no riso que aquece a poesia do povo que tem fé no amanhã.
O Deus todo poderoso chamado Amor faz com que o sal de minhas lágrimas transforme-se em calos nas mãos, para que nunca esqueça que nada cai do céu, e que minhas derrotas e vitórias também nascem dele, e que o medo de lutar é um inferno com mil areias movediças em que o covarde se atola.
O Amor que está em mim e você, não sabe o que faz, por isso muitas vezes é crucificado, por isso não deve ser seguido. Quem ama erra.
Quem segue o Amor sabe que o milagre não está na vida, mas na coragem de viver.
Quem acredita no amor reencarna todos os dias no paraíso.
Amém.

41 comentários:

  1. .. quem acredita no amor reencarna todos os dias no paraíso.. e é esse paraíso que fazemos quando damos as mãos e 'acordamos' para as vidas que [sobre] vivem nesse mundo[des]humano. Acreditando nesse Deus-Amor e nos juntando podemos assim, caracterizar a reencarnação desse Amor em nossas vidas, e nossas próprias reencarnações. "The world won't get no better if we just let it be "♪ Tudo isso só depende de nós! Poeta Sérgio, sua poesia me inspira ! Parabéns pela sua visão de vida verdadeira.

    ResponderExcluir
  2. A mensagem é linda, realmente concordo com essa oração , a música é a melhor maneira de de esquecer da vida e encarar a realidade. Enfim viver no amor nos dias de hoje é difícil, mas para quem tenta já é um caminho.
    Lindo post, obrigado por todos os dias nos presentear dessa forma, nada melhor do que a palavra para nos animar e nos fazer refletir.

    Tainá Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O assombro milenar é trazido a lume numa poesia singela. No exato momento em que dou cabo do meu cappuccino amargo, medito sobre as poesias que ficam ocultas nas poesias que são expostas.
    As palavras são como prostitutas e, por isso, eu as amo! Imagino-me, como seria viver em uma monogamia literária. Imagino-me esposado eternamente a um único livro, a uma única poesia.
    É mister que saibamos que a vida da voltas. É mister que saibamos que o balanço faz sempre o mesmo movimento: sempre vai, e sempre volta. É mister que saibamos que os antigos previam o futuro na borra do café, contudo, a única coisa que de fato viam, era a borra do café. De resto, aqueles que acreditavam que o futuro pode ser previsto, acabavam por construir o que outrora fora idealizado – inventado –, na borra do café.
    Falta-me hoje alguma inspiração, falta-me hoje um pedaço do corpo. Falta-me hoje um pedaço do dia. Falta-me hoje um raiar do sol. Falta-me hoje um resquício de esperança. Falta-me hoje a real solidão.
    A solidão é demasiado complexa, uma vez que vai além das companhias humanas. Hoje me posto sozinho, não tenho comigo nenhuma companhia em corpo presente. Contudo, meus pensamentos variam em lembranças que eu deveria extinguir. Minha memória oferta-me uma taça de fracasso, amargo, como o café que agora degusto.
    Sei que os balanços do parque tornarão, mas as crianças que lá irão brincar, não serão as mesmas. Cada ida e vinda do balanço, leva uma criança e traz de volta um adulto, o balanço leva um sonho e traz uma desilusão. Quem sabe meus filhos brinquem no balanço. Quem sabe desabroche uma flor naquele parque.
    Aliás, o parque sempre estará lá. Mesmo que na minha memória, mesmo que na memória do poeta ou, quem sabe, na memória das crianças que lá brincaram.

    ResponderExcluir
  5. É poeta, só tenho a dizer que essas palavras vieram de encontro com meu coração. E que também acredito no amanhã, porém precisamos resgatar princípios básicos em nossas crianças como por exemplo:Hoje ninguém toma mas a benção dos pais, avós, não se fala mas senhor,senhora,etc.Amor muito Amor é isso o que nos mantém vivos. Forte abraço poeta Sérgio Vaz.

    ResponderExcluir
  6. Oração simples verdadeira e de coração.... Acreditar no amor como Deus supremo e usar a poesia para espalhar esse "Evangelho" pelo mundo. Parabéns pelo seu trabalho Sergio Vaz. E que continue gritando a voz da periferia com sua palavras sinceras de amor ao próximo.

    Joelma Coutinho

    ResponderExcluir
  7. Rose Dorea - COOPERIFA26 de abril de 2011 às 08:39

    É POETA

    Que coisa mais linda....
    Estou sem palavras
    beijos
    É é issso
    Ta .....

    ResponderExcluir
  8. Bonita mensagem Sergio Vaz, fomos surpreendidos mais uma vez por suas belas colocações. O legal nisso tudo é como uma coisa leva a outra: a musica Wake up everyboody que ainda lhe faz acreditar no ser humano e por sua vez lhe inspira nessa linda oração e acarretando tudo isso nos faz refletir um pouco mais sobre a vida e pensar na nossa proxima atitude a tomar... continue nessa vibe q o mundo se encaixara nos eixos! Michael Fer Fer ... twitter: @michaelferfer

    ResponderExcluir
  9. essa musica do começo do texto realmente e inspiradora.
    realmente amor e um deus lindo, axo q essa religião, a dos "amadores", que pode mudar o mundo.
    claro que vao ter analfabetos funcionais que vao criticar mas todas as religioes que euconheço pregam o amor "ame a teu proximo como a ti mesmo"-a lei de ouro
    enfim linda "oraçao" rezemos para que os amadores cresçam se propagem, se mutipliquem e quem sabe dominem o mundo =D

    ResponderExcluir
  10. Somos todos vira-latas mendingando um pouco de amor e este amor só acontece quando nos disposmos a doar tb. "Quem acredita no amor reencarna todos os dias no paraíso." Seu texto me faz pensar e lembrar muitas coisas...dias atrás conversei com um mendigo sobre arte por uns 30min, ensinei, mas aprendi muito mais.O amor ao próximo é a maior religião que pode existir.
    Lindo texto poeta!

    Raquel Marques

    ResponderExcluir
  11. Perfeitoo
    o Poeta ja disse tudo, o Amor vai dominar o Mundo !!!
    \o/

    Marcela

    ResponderExcluir
  12. Acreditar no amor é sempre um desequilibrio, um descontrole, é como ver uma flor nascer no cinza do asfalto, amor é todo sentimento que faz a gente parar respirar fundo, se sentir vivo. Esse papo de borboletas no estômago é para os fracos, amor é muito mais complexo!

    ResponderExcluir
  13. As vezes penso que está tudo perdido. O mundo parece não ter mais jeito. O amor deve nos guiar para melhoria do mundo e das nossas relções com as pessoas. Só com amor e luta pode haver esperança e mudança.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O paraíso só vale a pena se for para todos, assim como um vira-lata o amor precisa de misturas para aquecer a humanidade e assim não se tornar uma palavra crua.

    ResponderExcluir
  16. Belíssimas palavras!Só mesmo o amor pra curar todos os males dessa vida. @tais_sm

    ResponderExcluir
  17. Acho que ter um Deus Amor e conseguir trasmiti-lo em forma de palavras é sem dúvida a mais bela maneira de se fazer poesia. Uma arte que toque verdadeiramente a grande população, porque é acessível a ela, é para mim a forma mais sublime desta. Parabéns SV por fazer esse canal tão belo entre a Literatura e o povo. TT:@deialetras

    ResponderExcluir
  18. Essa mensagem veio nesta terça-feira para nós pararmos em meio a esse mundo doido e frenético e pensarmos um pouco no amor e nasrelações humanas, que vêm deflagrando pouco a pouco com a doenças da humanidade como depressão, estresse, falsidade, inimizades, desamores...
    Paramos para pensar no verdadeiro amor de Deus, que se encontra em cada um de nós, e que muito além desse sentimento, existe o amor ÁGAPE, o amor vindo de Deus, que é puro e supremo e isso nós devemos olhar em cada irmão,
    " Sonhei que Deus não habitava instituições, igrejas e estátuas, apenas corações, apenas corações".

    @thailanafreitas

    ResponderExcluir
  19. O amor é plural! Faz com que as pessoas co-existam umas dentro das outras. Um dinamismo de vida e de amor as une de tal forma que se constituem a si mesmas numa união integradora, plena e completa.
    Amor não se define! Seria delimitar, impor limites, contrariando toda a essência do mesmo!
    O que eu sei, é que o amor gera vida, faz com que não nos conformemos com esse mundo, amor transforma, amor une!


    ''The world won't get no better we gotta change it yeah,
    Just you and me. ''

    ResponderExcluir
  20. Se viver fosse fácil, não precisaria de preces, pressa ou oração, não seria necessário fugir de alguém com uma arma na mão, se viver fosse fácil não seria preciso ressaltar gritando a palavra amor, mas se viver fosse fácil também não seria preciso acreditar no verdadeiro sentimento amor.
    Para que facilidade? Me acorde no paraíso.

    ResponderExcluir
  21. Excelente!
    O amor pode não mover todo o mundo, mas faz daqueles que por ele são movidos, seres humanos melhores!

    ResponderExcluir
  22. Um pequeno gesto de amor, por mais singelo que seja é capaz de transformar a realidade, qualquer atitude mais ríspida, qualquer sentimento de ódio, qualquer sentimento negativo é convertido diante do Deus "AMOR"...
    "AMOR"... é assim mesmo, como todo Deus que se preza ter que ser escrito com letra maiúscula.
    Pobre dos que duvidam...
    A matemática é simples:
    AMOR+AMOR=AMOR REPLICADO
    AMOR+ódio=AMOR
    ódio+AMOR=AMOR
    ódio+ódio=ódio REPLICADO
    As sementes estão aí basta escolher o que prefere plantar, se por acaso mais tarde colheres ódio, não reclame, simples assim!

    Robson

    ResponderExcluir
  23. Com certeza o AMOR è a chave para os males da sociedade. Falta de amor ao pròximo e amor ao lucro tem acabado com a gente.

    ResponderExcluir
  24. Não posso acreditar num Deus punitivo e vingativo!! neste caso qual a diferença entre Eu e Ele????????

    ResponderExcluir
  25. O Amor é o que me move a acreditar que a humanidade ainda pode ser melhor. Assim como você o poeta diz nessa simples e bela oração. Todos temos um pouco de vira-lata quando o assunto é Amor, pois o que mais se vê é alguém mendigando carinho, atenção, um simples olhar; e essa busca não se dá somente nas ruas, o mais triste é perceber que essa falta de Amor se propaga cada vez mais dentro dos lares e, assim, vemos crianças sendo jogadas em caçambas, filhos assassinando os pais, netos agredindo avós, tudo por falta de AMOR.
    O Amor nos faz resnascer a cada ato, a cada palavra, cada olhar; e o melhor é que quem ama não resnasce da mesma forma, renasce melhor e mais feliz.
    Essa oração é o levantar da bandeira de uma ação que todos devemos aderir: VAMOS AMAR MAIS.
    Obrigada poeta por nos fazer relembrar a importância de se Amar.

    Amanda Andrade
    @amanda_anjo86

    ResponderExcluir
  26. Mais um grande texto, com temas recorrentes, escritos de forma única.

    Parabéns pela luta, pela humildade e pela garra de sempre!

    ResponderExcluir
  27. Ah!... o Deus Amor.
    Bela oração, a altura desse poderoso Deus que se manifesta nos corações,nos olhares,na humanidade,na humildade,na música... Aliás, a música é a sua bíblia, é através dela que o Amor nos ensina sua doutrina, é através dela que os discípulos desse Deus, músicos, nos converte a vossa religião, a religião humana. Eu tenho Deus no coração por isso amo e reencarno todos os dias no paraíso.
    Amém.

    ResponderExcluir
  28. Ah!... o Deus Amor.
    Bela oração, a altura desse poderoso Deus que se manifesta nos corações,nos olhares,na humanidade,na humildade,na música... Aliás, a música é a sua bíblia, é através dela que o Amor nos ensina sua doutrina, é através dela que os discípulos desse Deus, músicos, nos converte a vossa religião, a religião humana. Eu tenho o Deus no coração por isso amo e reencarno todos os dias no paraíso.
    Amém.

    ResponderExcluir
  29. sempre o amor...
    é uma oração que devia ser rezada por todos..
    todos os dias...
    como é bom amar e ser amado independente por quem seja!

    ResponderExcluir
  30. O amor é a essência de tudo. Aliás, já dizia Paulo, em Coríntios, que sem o amor nada seria. Quem tem amor, aprende a amar-se a si mesmo, surpreender-se a cada amanhecer. Depois que já é capaz de amar-se, esse amor se espalha e é visto nas pessoas e em tudo ao redor. O amor é oração. O amor é poesia. O amor é vontade de estar vivo para amar ainda mais.

    Vamos amar e reencarnar a cada dia!

    Ótimo texto!!

    Carin Louro

    ResponderExcluir
  31. A crença no Deus Amor. Qual Deus seria verdadeiro se não fosse o amor?
    Adorei seu texto e o convido para visitar meu blog www.proferoque.spaceblog.com.br
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  32. O Amor... que sinto todos os dias cada vez maior dentro do coração quando olho minha filha de 4 anos obra de DEUS e que me faz ter força e ser mais uma vira-lata em busca de um mundo melhor para mim, para ela e para todos aqueles que como eu ainda sonham!

    ResponderExcluir
  33. Amor: uma palavra pequena de apenas 4 letras, mas que faz toda a diferença em nossa vida, atráves dele passamos a ter esperança e fé na vida.
    Acredito que o amor e a amizade são duas engrenagens que impulsionam a roda gigante da nossa vida.
    Abraço

    ResponderExcluir
  34. A fé no amor....no amor que nos humaniza...que nos apoxima.... Há ainda em nós a esperança que jamais finda embora quase seja chama, de que o amor, só ele liberta-nos para viver .
    Parabéns poeta.. Tudo que você screve me sensibliza muito .

    ResponderExcluir
  35. Oração de um vira-lata soa como o amanhecer com sede de mundo, assim é trajetória de seu chará um nobre de raça indefinida, que brinda a liberdade da vida nas ruas e praças onde canto alegra o terreiro purificando a alma das armadilhas da selva pedra. Sua oração e seu latido, inspiram os bambas a cantar o Amor de uma raça que balança e as vezes também cai, como uma saidera de uma roda de samba. Boêmio Rodrigues

    ResponderExcluir
  36. Nunca foi tão bem interpretado um idealismo de vida, não sonho, pois sonho é algo para obter-se, falo do hoje, ontem e se tudo seguir como luta, será sempre a palavra mais forte e de ampla expressão que salva, perdoa, conforta, multiplica, encandece, purifica é o AMOR, com letras maiúsculas. Linda poesia, linda forma de pensar. Um abraço e boas energias.
    Mônica Mendes

    ResponderExcluir
  37. A música é a poesia cantada, John Legend e Roosts fizeram uma obra prima a qual foi agarrada por muitos cantores, assim como eles, os quais disseram perfeitamente que o mundo não muda se nós não agirmos, também há vários outros amantes da poesia que fizeram isso, colocando melodias e encantando nossos ouvidos, como o grande cazuza que trouxe a música "Burguesia" onde ele, mesmo sendo burguês, está insatisfeito com a situação e sabe que a classe deve mudar suas atitudes, ele traz grandes pensamentos na música "ideologia" onde ele diz "os meus sonhos foram todos vendidos, tão baratos que eu nem acredito" banalizando e criticando tudo o que fazemos por dinheiro, todo o mal que cometemos. Entra também defendendo o mestre Raul seixas em sua música "as professias" dizendo "Tem dias que a gente se sente, Um pouco, talvez, menos gente" e é isso que ocorre com pessoas que não tem direito a nada, que não tem nem ao menos uma casa. O teatro mágico traz muitas poesias com melodias para ser analisadas, em uma delas ele traz "Ana e o mar" dizendo um amor impossivel, dizendo as dificuldades que temos para amar, mostrando que temos que lutar. Essa luta não é só de amor entre amantes, mas também amor a vida, amor a patria.
    Como podemos ver, a poesia prevalece, como diz Fernando Anitelli, e o amor, esse governa o mundo, esse é e sempre será o Deus de todos, assim sendo, como canta Engenheiros do Hawai "que seja por amor as causas perdidas"

    ResponderExcluir