terça-feira, 14 de setembro de 2010

O DOCUMENTÁRIO "5 X FAVELA" QUASE DERRUBA A LAJE DO NOSSO CINEMA

.
.
5 X FAVELA + 1 X CINEMA NA LAJE =
1.000.000 X COOPERIFA
.
.
Fotos : Eduardo Toledo
Povo lindo, povo inteligente,
.
se já não bastasse a literatura que tem tomado todo nosso tempo, e já não era sem tempo, o cinema também parece que também veio para ficar, o Cinema na laje, por exemplo, há tempos deixou de ser um romance inacabado, e agora, pra nós, é uma realidade. Ontem na exibição do documentário isso ficou bem claro, no final do texto você entenderá melhor.
À tarde fui participar do programa Roda Viva da TV Cultura, onde o entrevistado era Cacá Diegues, um dos maiores cineastas destes país, e produtor do filme "5 X Favela". Fiquei muito honrado pelo convite, Cacá é um dos caras, valeu Marília.
Na entrevista que deve ir ao ar na segunda-feira que vem falou se muito de sua vastíssima obra, e também sobre produção cultural, mercado, patrocínio, verbas e renascimento do cinema brasileiro. O que em muito eu concordo.
Mas uma coisa que ainda me pega é que não existe nenhum projeto para a formação do público, pois, se fazem muitos filmes, quem é que vai assistir?
Sei também que cinema é igual literatura, as pessoas não compram livros e não vão ver filmes, só porque é caro, mas porque é desimportante para elas. Só é caro para quem tem o hábito. Para quem não tem, tanto faz.
Hoje em dia são poucos, e quase ninguém pode falar que não tem dinheiro para ir ao cinema, mesmo morando na favela, na periferia ou sendo classe média, a cerveja está cara e todo mundo bebe, não é mesmo? É desculpa de quem não gosta.
Quem dirige cineclube, projetos de cinema na quebrada, assim como o Cinema na laje, sabe do que estou falando. E nós da Cooperifa, só agora, depois de 1 ano, estamos conseguindo formar o nosso público, e olha que a gente dá a pipoca e tem lanterninha, vai vendo a cena. Bom, é difícil, mas é gratificante levar cinema na quebrada.
Esses dias descobri que no Brasil, terra de 190.000.00 de habitantes possui apenas 2400 salas de cinema, e na França que tem apenas 50.000.000 de pessoas tem 5500 salas, e aí, como é que fica? Dizem também que Buenos Aires... Sem público não há cinema.
Bom, à noite exibimos o documentário "5 x Favela" com a presença do Vavá, um dos diretores do filme que veio do Rio para vários lançamentos em São Paulo.
O Documentário mostra como foi toda a produção do filme, desde as oficinas de roteiro, luz, produção e direção, ministradas na favela por Cacá Diegues, até a última cena da película.
Como a gente trabalha mais de 1 ano a formação do público, a laje estava lotada, e quase 100 pessoas compareceram no lançamento e participaram ativamente do bate-papo depois da exibição.
Aliás, diga-se de passagem, foi um debate de altíssimo nível, pois Vavá, o diretor de um dos episódios, foi surpreendido por perguntas estritamente específicas e estéticas sobre a obra, e não deixou por menos. Teve tratamento de Cineasta consagrado.
Caminhando para o final ainda tivemos uma grande notícia, a Renata Moura produtora do filme "Bróder" de Jeferson de" disse que o filme estreia em novembro, e é claro, vamos passar no Cinema na laje. Uh, Cooperifa!
Foi magnífico a gente ali, protagonizando tudo...
Chega de masturbação ideológica, nosso negócio tem que ser: Luz, Câmera, Acão!
É isso.
.
Sergio Vaz
mané da cultura
.
.
.
veja as fotos do "5 X favela no Cinema na laje
Por Eduardo Toledo
.
.
Clique nas fotos para ampliar


Cinema na laje

Nosso Cinema Paradiso


Protagonistas da história


O diretor Vavá batendo um papo com a comunidade

A quebrada












Eu, Vavá e renata Moura, "Bróder" à vista


11 comentários:

  1. 1) A iniciativa dos trabalhos dispensa comentários, fortalecendo a cultura!
    2) Não pude deixar de notar a sensibilidade do olhar de quem fotografou, belas fotos, detalhes focados e nos passado com delicadeza! :D
    bjs
    @danimarastreet

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Sergio pelas iniciativas, realmente formar público não é fácil, principalmente quando trata-se de difusão de cultura. Criarmos iniciativas, aproximamos a galera, demonstramos que sem mobilização não há mudança.
    Estamos caminhando e você é peça fundamental nesse processo, espelho para nós, em frente sempre, sucesso Cooperifa!!
    @rafaelxt

    ResponderExcluir
  3. Olá! Parabéns pelo espaço do blog e pela iniciativa cultural. Aguardo sua visita! Já estou seguindo! SEGUE lá também! Vamos fortalecer essa corrente. Juntos e juntas continuaremos a mudança por um país melhor e mais justo. Através da cultura, transformaremos o mundo!!!

    ResponderExcluir
  4. A iniciativa de fazer um cinema na lage é maravilhosa!
    Na minha comunidade tbm tem um projeto assim!
    A iniciativa é linda!

    ResponderExcluir
  5. Salve Sergião e Família Cooperifa!

    Foi realmente uma Noite Especial para tod@s nós que nos dedicamos cotidianamente a fortalecer espaços de Resistência e de Formação, sempre almejando ter a qualidade crítica e apaixonada demonstrada ontem. Muito massa!

    Depois de um documentário bem interessante, que deu uma boa idéia sobre todo o processo de oficinas técnicas e de produção feito por artistas de comunidades do RJ, o diretor Vavá pôde participar de um debate com altíssimo nível. Ficou patente o quanto ele, formado nas oficinas de cinema popular pelo RJ e no próprio processo de produção do filme "5 x favela - agora por nós mesmos" (impulsionado pelo Cacá Diegues e seu time), estava ali participando de um diálogo crítico qualificado (respeitoso, crítico e descontraído), com uma pá de guerreiros e guerreiras em plena formação nos espaços autônomos dos Saraus da Cooperifa, nos Saraus de vários cantos, nas discussões do Cinema na Laje, nas Cervejas ao final de cada dia de batalha etc etc.

    A conversa entre o Autor Compromissado e o Público Interessado (em se Formar) transitou desde questionamentos profundos sobre todo o processo de capacitação nas técnicas audiovisuais, de produção, de financiamento e de distribuição dos filmes, até orientações concretas a guerreiros daqui de SP que também estão começando a produzir vídeo popular, na disposição de ouvir, de aprender, receber conselhos e orientações, de confrontar opiniões divergentes...

    Saltou aos olhos e aos corações de tod@s nós o quanto a Cooperifa tem conseguido consolidar aqui em SP, a cada dia mais, uma série de espaços e momentos formativos, coletivos, feitos pela comunidade e para a comunidade. Guerreiros e guerreiras que cultivamos nossa Formação e a sua Partilha todos os dias, que estamos cada vez mais preparados para todo e qualquer tipo de Debate. Para qualquer tipo de Luz, Câmera e de Ação.

    Salve o Cinema na Laje!

    ResponderExcluir
  6. Salve meu povo, meus amigos ! ! !

    A felicidade quase não cabe no peito, pois, ela é nossa, produzida pelas nossas próprias ações. Não estamos esperando ninguém que seja nosso salvador para nos trazer a voltade e o desejo de despertar, incentivar e criar cultura do nosso povo. Somos feito vinho, feito. Nos renovamos enquanto ficamos "velhos" e somos livres para fazermos o que quisermos e o que bem entendemos, por sabermos o que é a angustia de nos negarem a cultura, como se nega o pão...

    Parabéns Sérgio Vaz(irmão e guerreiro de fé), Cooperifa, Cinema na Lage e toda comunidade por está iniciativa que está alimentando nosso povo do pão negado da cultura ! ! !

    Wesley Nóog

    ResponderExcluir
  7. Salve Sérgio...

    Meu sonho ainda é sentar em uma dessas cadeiras e curtir qualquer que seja o filme que desfilar nessa tela. Pois sei que a magia do cinema acontece de verdade é quando um filme dos nossos atinge a mente da quebrada.

    Parabéns SEMPRE por essa iniciativa.

    Que venha o aguardado BRÓDER...

    Tamojunto, mestre!!!

    Déo Cardoso
    Vira-lata do cinema (rsrsrs)

    ResponderExcluir
  8. que loko mano....

    é da hora ver que tudo isso é verdade
    que a cooperifa faz tudo isso acontecer por amor a periferia...

    resumo minhas palavras ao poeta
    noite linda...

    e outra coisa...
    vale lembrar que não tem jeito...

    não tem
    sempre foi e sempre será loko

    loko...

    salve
    a todos os que estavam presente no cinema na laje
    e obrigado sérgio vaz e agradeço tb a familia cooperifa.

    paz

    prettowill

    ResponderExcluir
  9. É interessante notar a tendência de criação de ambientes ou festivais que tratem do cinema 'na' e 'da periferia'.

    Em Sampa temos o Cine Favela, que ocorreu em maio em Heliópolis - http://www.cinefavela.org.br/festival É um evento que parece ter entrado de vez no circuito cultural, espero que continue e se popularize cada vez mais.

    No Rio, creio, há várias organizações que tratam da temática audiovisual na periferia. BH também não fica atrás, vejam só: http://www.agendabh.com.br/eventos_detalhes.php?CodEve=3213 'Favela é isso aí' é o nome do Festival deles.

    Deixo uma sugestão: entrem em contato com a Kinoforum, pode ser que role um apoio, algo assim - http://www.kinoforum.org/apresentacao.php

    Na apresentação falei com o Isaac e o Daniel, se rolar alguma ajuda d'aqui onde estudo, lhes adianto. Ontem foi minha 'primeira vez' na Cooperifa, espero que essa história seja longa :)

    Parabéns guerreiros!

    ResponderExcluir
  10. poxa meu! queria poder estar sentado em uma daquelas cadeiras assisitindo junto com vc's.

    mais quem sabe em breve isso n acontece heim?!

    enquanto n acontece, fica ak os meus votos de paraben e felicidades.


    Povo lindo! Povo Inteligente d+!

    ResponderExcluir
  11. Uh! Cooperifa meu quilombo cultural
    Éh! Poesia litertura marginal
    Uh! Cooperifa no risco da caneta
    Éh! Periferia academia das letras
    Uh! Cooperifa meu quilombo Cultural
    Éh poesia litartura marginal
    No sarau né por mal o silencio é uma prece
    Louco mais que lindo as palmas que aquece
    Se o elo fortalece demoro é nóis que ta
    Tudo nosso tudo nosso da ponte pra Ca
    Tem que sabe chegá respeitando a quebrada
    Só os verdadeiro faz jus na caminhada
    Sem faia mancada se liga ó meu
    Não é evento é movimento se pa se entendeu
    Juliata Romeu extravasando sentimentos
    Artista cidadão expressando pensamentos
    Hey é o momento a hora é agora
    No traço da escrita no rastilho da pólvora
    No verso na prosa que vem do coração
    Respeito e união sem vaidade irmão
    Etnia religião sua raça sua cor
    Cada um na sua todos tem o seu valor
    Pela paz pelo amor pro bem prevalece
    Junto lado a lado é assim que tem que ser
    Pode crer esperei a semana inteira
    Hey finalmente hoje é quarta feira
    Vou subindo a ladeira vou no passo a passo
    No swing do balanço ritmando no compasso


    Uh! Cooperifa meu quilombo cultural
    Éh! Poesia litertura marginal
    Uh! Cooperifa no risco da caneta
    Éh! Periferia academia das letras

    Uh! Cooperifa meu quilombo cultural
    Éh poesia litaratura marginal
    Clarices e Quintanas da periferia
    Guerreiros e guerreira comungando poesia
    Só na sintonia mano é muita treta
    Uh Cooperifa academia das letras
    No risco da caneta contemplando o luar
    Chegando inspiração de todo lugar
    Num balão pelo ar flutuando ele vai
    Pro infinito azul elegante raikai
    Vai que vai registrando emoções
    Marcando história encantando gerações
    Milhões de corações numa só canção
    No RAP no Samba Atabaque um Violão
    No estrondo do trovão só quem é vai segui
    Não posso faze nada se num guenta vai cai
    Da licença aqui é nóis que ta de novo
    Que memo no veneno não abandona o posto
    Leal até o osso sem tempo pra erra
    De cabeça erguida que o sol ira brilha
    Tem que acredita e não fugir da luta
    Chega cola que a causa e justa
    Truta escuta oh é décor
    Ler é poder faz enxergar melhor

    Uh! Cooperifa meu quilombo cultural
    Éh! Poesia litertura marginal
    Uh! Cooperifa no risco da caneta
    Éh! Periferia academia das letras

    Jairo Periafricania

    ResponderExcluir