quarta-feira, 3 de março de 2010

PÉROLAS DO ENEM, QUAL É GRAÇA?

;
foto: mandato Carlos Giannazi
Povo lindo, povo inteligente,
.
toda vez que abro a minha caixa de emeios topo qual alguns sobre as tais " Pérolas no ENEM", que por incrível que pareça diverte algumas pessoas, mas que em vez de rirem, deviam chorar.
Mas caso você não saiba, o que duvido muito, eu explico mais ou menos o que é o ENEM (Exame nacional do Ensino Médio).
O ENEM é uma prova que dizem que possibilitam autoavaliar o aluno que conclui o colegial... aí que mora o perigo, o aluno, não a escola ou a educação que o governo, quer seja municipal, estadual ou federal, oferece ao cidadão pagador de impostos. E conforme o resultado ajuda na aquisiçao de bolsa para o PROUNI, desde que consiga boas notas. Maiores informações busque na internet, aqui é só para ilustrar.
Mas aí, como nas escolas públicas faltam até cadeiras para as crianças terem aulas, é lógico que oportunidades diferentes, obtem-se respostas diferentes. E algumas destas respostas vão parar na internet, e viram piadas na boca de humoristas, de gente que teve mais chance e que nem sequer imagina o que é ter os filhos educados pelo estado.
Não acho graça nenhuma uma criança estudar 11 anos e não conseguir interpretar um texto, ou fazer uma equação simples. Não acho graça nenhuma como os professores e professoras são tratados na rede pública, e nem digo só em relação a salário, mas em condições humanas e acadêmicas a que são submetidos.
Não acho a menor graça nas escolas depedradas e que de tão abandonadas, mais parecem presídios de segurança mínima. Será que é por isso que as cadeias estão lotadas?
Não acho piada educadores tomarem soco na cara, ou alunos que tem medo de ir à escola por medo da violência.
O mais engraçado é que ninguém julga o ensino público que é uma piada. Tô puto com esses putos.
E se a educação chegou neste nível sofrível, de alguma forma, direta ou indiretamente, somos responsáveis por isso.
Então por que não dizem "Pérolas do ensino público?"
Porque é fácil bater no mais fraco, e nesse caso, os mais fracos, são as nossas crianças. Covardes!
.
Sérgio Vaz
analfabeto da literatura

6 comentários:

  1. Vaz ! Seu texto exprime tudo que o nosso povo da periferia tem vontade de gritar. Faz dias que tenho pensado nisso.
    O que seria o ensino público. O pior é o círculo vicioso que a situação vira. Impressionante que estes alunos saiam e não saibam, sequer, preencher a prova do Enem ! Lamentável ...

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Vaz!
    Mas aee o q tem sido feito nas universidades deste pais? o q estamos formando? parasitas reprodutores da cadeia viciosa q alimentam e dizem sim sempre ao contéudo pre-programado do curriculum educacional??
    Décadas de luta de Paulo Freire e fico pensando o q ele pensaria vendo a Matéria o qual era mestre absoluto virar chacóta nas Universidade e cada vez mais diminuída sua importância.
    Hoje um formando de nivel superior em Pedagogia além de reproduzir como já disse...sai pronto apenas pra dar aulas em creches! Meus Deus! o q eles querem com isso???

    ResponderExcluir
  3. De fato, não tem graça nenhuma. As pérolas dos vestibulandos, do ENEM, ou o que seja, são fruto do sucateamento da nossa educação pública, que não é de hoje, mas que só vem piorando. Tenho vários educadores na família - eu mesma já dei aulas - e é triste. Eles são uma minoria que está preocupada em dar aula de verdade, em educar, ensinar. São ridicularizados pelos professores (?) que só querem ganhar o seu e, por vezes, são até retaliados, isolados, comos e fossem párias! O que mais me preocupa é que estamos criando anti-cidadãos, que farão o mesmo com seus filhos, em sua grande maioria.
    lamentável.

    ResponderExcluir
  4. Realmente essas "pérolas" não são dignas de "graça", e tão pouco de risos...elas retratam da forma mais direta possível o resultado do descomprometimento do nosso país com a educação pública. É mais do que lamentável!
    Bom saber que ainda existem pessoas com uma visão mais profunda à respeito dos problemas sociais.
    Descobri esse blog através do twitter e tornei-me uma leitora assídua; vale a pena!

    ResponderExcluir
  5. Essas tais pérolas não dizem respeito somente a educação de má qualidade que criou raízes nas escolas públicas de nosso país. Mas a todo um contexto sócio-cultural que rodeia essa parcela de nossa população. Uma educação de qualidade só ocorre quando aliada a boa qualidade de vida do aluno e de sua família. "Pra quê estudar se não há perspectivas de se progredir na vida através desse estudo?" Triste pensar assim. Mas é a realidade de muitas crianças. Nesse exato momento só uma frase me vem a memoria "Não dê pérolas aos porcos".. É, as perólas foram jogadas e no meio dessa sujeira toda, como os porcos, não entendemos oq fazer com elas, por isso estão sendo usadas fazer rir, ao invés de alertar! Sou prof. de escola pública, formada em universidade pública, ex aluna de escola pública. Vejo de perto como anda a Educação em nosso país...

    ResponderExcluir