terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sobre literatura e cinema

.
Povo lindo, povo inteligente,
.
aproveitei o fim de semana prolongado, como não fui viajar, para descansar e dar uma oxigenada n0 cérebro. Li (Marco Carvalho) e vi o filme (João Daniel) "Besouro" para me interar sobre o que estava acontecendo enquanto a gente se aprofundava na nossa mostra cultural.
O livro tem uma linguagem da hora, parece até que você está realmente numa roda de capoeira, ginga pura. Já o filme, não sei se porque eram grandes as minhas expectativas, acho que está me devendo alguma coisa que não descobri ainda o que é. Por outro lado, as lutas foram muito bem feitas, lembrou-me o "Clã das adagas voadoras" um filme que também gosto muito.
Agora, chapado mesmo é o livro "desonra" de J. M. Coetzee, um sul-africano irônico branco que descobre a África negra, nua, crua, como eles deixaram. Um livro eletrizante do começo ao fim. Os diálogos são duros e honestos e os personagens são cruéis com gente. O humano, o desumano, tudo ali, sob os olhos atentos da mesquinhez contemporânea. Literatura sem arrogância. Necessária. Talvez seja por isso que o autor ganhou o prêmio Nobel da literatura.
.
Agora vou cair matando no livro "Preconceito linguístico" de Marcos bagno enquanto o novo projeto "Natal com livros da Cooperifa" não entra em ação. Falei não? depois falo mais.
.
É isso.
.
Sérgio vaz
.


na minha opinião, o livro do ano

4 comentários:

  1. Deixa as coisas melhorar que vou querer ver esse livro também,fiquei curioso lá na ação educativa

    ResponderExcluir
  2. Muito boas sugestões ...curiosa para assistir Besouro !
    Vc já viu o Salve Geral? o que achou?
    e o projeto do Natal?
    talvez nesta época eu possa participar :)

    ResponderExcluir
  3. Vaz o livro Desonra virou filme sucesso de publico!

    Canto

    ResponderExcluir