sábado, 28 de novembro de 2009

SARAU NA EE EDGAR FRANCISCO - Taboão da Serra

.
SÁBADO POÉTICO - A POESIA NÃO PARA
.
Povo lindo, povo inteligente,
.
neste sábado pela manhã participei de um sarau na EE Edgar Francisco, em Taboão da Serra, organizado pela Professora Iara. Bom, Conheço a professora da escola "Denoel Eller", do Jd. Panorama, onde além de promover saraus com alunos, ela também fez um livro com os poemas dos estudantes. Fui padrinho.
Ela é daquelas educadoras que nem o José Serra é capaz de destruir, um guerreira que emociona, incansável, apaixonada, inconteste, uma pessoa extremamente doce, e querealmente gosta do que faz. Uma das minhas heroínas. Se um dia eu crescer, quero ser igual a ela.
A Iara reuniu as 8 salas que ela leciona, passou mais de uma semana fazendo com que os alunos escrevessem poemas, e com eles fez um varal de poesia, e neste sábado pela manhã realizou um sarau com esta produção. Bom, eu, tive a honra de ser convidado para participar com meus humildes poemas.
Os alunos Vítor Hugo e Adão leram o manifesto "sim nós podemos..." escrito pela sexta série, e posso garantir que foi uma das coisas mais bonitas que ouvi este ano. Ao final, sob aplausos de uma comunidade generosa, muitas lágrimas. De emoção. De agradecimento. Que coisa linda!
Aliás, lindo foi ver o pátio lotado com pais e mães de alunos fortalecendo a escola que o estado insiste em destruir, e a molecada com um brilho cristalino nos olhos, como que dizendo ao mundo: "sim, eu posso, sou possível." Da hora.
Da hora também é saber que a poesia está navegando em mares nunca antes navegado, e saber que a juventude está se apropriando da literatura, sem arrogância, sem frescura, mas com a leveza irresponsável que a juventude pode proporcionar.
Da hora mesmo é saber que tudo isso esta acontecendo na periferia, nas escolas públicas, nas ruas, nos presídios, na favela, nos bares, e em tudo quanto é lugar que haja uma pessoa para ouvir um poema, por mais magro que seja. E que tudo foi feito por nós, para nós. De dentro para dentro.
Já disse antes, porém torno a repetir, ler os livros é muito bom, mas contextualizá-los, é melhor ainda. Evoluir para revolucionar. É isso. O resto é masturbação ideológica.
.
Por uma periferia que nos une pelo amor, pela dor e pela cor.
.
Sérgio Vaz
Vira-lata da literatura
.



Vítor, SuperProfessora Iara, eu e o Adão


A Comunidade se apropriando da escola pública




Sarau em pleno sábado pela manhã. Progresso.

Varal de poesia

Leitura do manifesto "Sim, nós podemos."

Pais e mães de alunos presentes no sarau da Escola:
uma das cenas mais bonitas deste ano
.
.
.


16 comentários:

  1. Olá, Sérgio!

    Te vi recitar na Balada Literária, naquele show maravilhoso, e fiquei impressionado, cara. Uma energia, uma força, um mover-se pulsante da porra! Meus parabéns, meu velho, muito massa!
    (quando eu crescer, se eu crecer, quero recitar assim também, hehe!)

    Quase fui falar contigo, mas acabou não dando... Participei do evento com o coletivo de literatura e música do qual faço parte, o Muito Barulho Por Nada e vim aqui fazer a ponte.

    Sou professor de rádio numa ong de Salvador, a Pracatum, e te vendo recitar tive uma idéia que muito me empolgou. Vou usar a poesia pra ensinar a galera, estimulá-los a escrever e gravar os poemas.

    Se vier pra essas bandas qualquer dia, seria uma honra recebê-lo pra falar um pouco pros meninos.

    Grande abraço,

    Álvaro.

    ResponderExcluir
  2. Sempre na luta!
    Obrigado irmão por me fazer acreditar!!!
    Sem palavras... vc é foda!

    ResponderExcluir
  3. Quanta emoção! Mesmo com uma longa estrada que nos separa, ações como estas tocam os nossos corações. Lindo o trabalho. Pensar que todas estas pessoas estão reunidas, em função da poesia - é acreditar que é possível sim! Parabéns a escola! Parabéns a professora Iara por brilhante trabalho! Parabéns ao poeta, por estar semeando poesia! Ah, estamos na correria para trazê-lo aqui na querência do Rio Grande tchê! Abraço fraterno a todos e todas, Ester.

    ResponderExcluir
  4. me add ingrid_favelatrianon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. EU SOU UMA ALUNA DO EDGARD FRANCISCO INGRID CAMILA DA 6 SERIE e GOSTEI MUITO DA SUA PARTICIPAÇAÕ E QUERIA TE AGRADECER POR COLABORA COM A PROF IARA
    MEU NOME É INGRID CAMILA NA MINHA APRESENTAÇAÕ EU COMECEI A RIR DE NERVOSISMO NOSSA FIQUEI MUITO NERVOSA!
    AGRADEÇO MUITO A SUA COLABORAÇAÕ MESMO DE CORAÇAÕ EU ADOREI O POEMA TIPO EM FORMA DE REP QUE VC CRIU LA PARA O VICTOR NOSSA REAUMENTE É A VERDADE "NOS TEMOS QUE TER ORGULHO DE MORA NA FAVELA"
    O QUERIA CONVERSA MAIS COM VC APRENDE MAIS POEMAS,MAS Ñ DA SE VC TIVER ORKUT ME ADD O MEU É:
    INGRID_FAVELATRIANON@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  6. olá sérgio soe o aluno Victor Hugo que leu o manifesto gostei muito da sua presença e o que voce fez no seu e-mail obrigado por te comparecido naquele dia tão importante da minha vida muito obrigado,fiquei muito feliz com a sua prensença espero te encontrar mas vezes.
    Obrigado Sérgio Vaz!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Sergio Vaz
    Aqui é A Aluna :Monique Da 6-c
    Eu Fui A aluna que Te Recebeu Para Te Levar Até Os Lugares Na Escola, e Tudo Mas ...

    Sergio Vaz Você é Exelenete Maravilhozo.

    Áté Tive Mas Prazer De Gostar e Apreciar Poesias
    Graças A Você.. E A Prof-Iara!. que Professora Maravilhoza, é Aquela Meu Deus Do ceu deu Uma Pessoa Precioza E Sagrada que Nunca Iremos Encontrar Ingual. A Ela. Ela é A Iara
    Sérgio Acradesso A Você Por Te Comparecido AO nosso Sarau Uma Das Coisas Mas Impôrtantes Neste Ano pra Nós . E Fizemos Acontecer e Falar "Nos POdemos . Sim" Sempre Podemos E Iremos Poder E Somente Querer E Acreditar Em Nós Mesmo

    Foi Mas Do que Exelente Sua Apresentaçao Me Encantei e Agoar Vai Ser Pra Sempre A Ligaçaõ Na Poesias que eu Vou Ter A Paixão Pela Esta Coias Maravilhoza que Nós Faz Arrepiar
    Garta a Você: No Nome De Todos Nós Alunos Da Prof-Iara Monique

    ResponderExcluir
  8. OI SERGIO,

    OS MEUS ALUNOS, PAIS E FUNCIONÁRIOS ESTÃO FELIZES COM A SUA PARTICIPAÇÃO NO SARAU, FICO MAIS SEGURA SABENDO QUE POSSO CONTAR, COM PESSOAS COMO VOCÊ, QUE ESTÁ SEMPRE EM SINTONIA COM O BEM, TRABALHANDO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS EXCLUÍDOS. A AUTO ESTIMA DOS MEUS ALUNOS ESTÁ UM ESPETÁCULO.

    UM ABRAÇÃO E MUITO OBRIGADA.

    PROFº IARA E MARIANA.

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso! Apesar dos desafios e obstáculos que encontramos no caminho, fomos fortes e conseguimos! Somos periferia. Ah, como eu amei...

    Beijos, da Aluna da Iara.

    ResponderExcluir
  10. O sarau foi muito bom,teve uma visita que facinou Sérgio vaz chegou para mostra que somos capazes,ele agitou a comunidade,o manifesto que o Victor e o Adão apresentou emocionou.Adorei lutando contra o nervosismo para se dedicar e apresentar,também estavo passando nesvosismo pois estavo esperando chegar minha vez.com força de vontade apresentei o teatro fui a aluna amei demais deu tudo certo.
    Obrigado pela presença
    Beijos e abraços,Maria Luiza e alunos da sexta série D sala de coordenação da professora Iara.

    ResponderExcluir
  11. Oi sergio,
    Sou uma das alunas do E.E.Edgard francisco!
    Minha sala da 6ªA cantou a música hoo happy day, em inglês! espero que você tenha gostado, pois fizemos para agradar você e nossas maaes nossos pais e principalmente a professora Iara, que nos ensaiou com muito carinho, me deu muitas broncas por eu estar com preguiça de cantar, mais em todos os momentos me alegrou !
    Quero poder dizer que você foi muito bem-vindo na escola, nao pude tira foto com você mais pude te ver com meus próprios olhos !
    Obrigado pela presença
    Beijos e muitos abraços Dhaiany Anielle e alunos da 6ªsérie A Família "Tulú" da professora Iara.

    ResponderExcluir
  12. uma visita que revolucionou
    Sérgio Váz chegou! gostaria de agradecer pela presenssa em nossa escola com muita foça de vontade e carisma conseguimos realizar o sarau da nossa querida escola!Agradeço muito a profª:Iara que com garra e muita determinaçao conseguio nos mostrar que ''sim nós podemos''!

    ResponderExcluir
  13. amei minha escola que bom bodia fazer muito mais

    ResponderExcluir
  14. Olá Sergio
    Eu adorei o poema que os meninos leu 'sim nós podemos' foi muito interessante eu a´te chorei

    ResponderExcluir
  15. LIGIA DIZ:ESSA E MINHA ESCOLA FAVORITA

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus onde Fika Essa Escola Edgard francisco Tenho Que Conparece Nela Essa Semana Se Alguem Responde Agradeço xD By: RaFaaH

    ResponderExcluir