sábado, 20 de agosto de 2011

1ª MOSTRA CINEMA NA LAJE


SEGUNDA-FEIRA É DIA DE CINEMA NA LAJE


*em caso de chuva os filmes serão exibidos dentro do bar







Cinema na laje é um espaço criado pela COOPERIFA e que acontece quinzenalmente às segundas-feiras para exibições de documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil e do mundo, exibidos gratuitamente para a comunidade.
As exibições ficam por conta da Paco´s Vídeo.
O cinema Paradiso da periferia também conta com um lanterninha vestido a caráter para dar um charme especial para o projeto.
Nesse ano em que o Sarau da Cooperifa completa 10 anos de atividades culturais na periferia de São Paulo. O cinema é convocado às comemorações e celebra com a comunidade em uma mostra especial.
Nos últimos 15 anos uma enorme produção de audiovisual popular tem sido realizada nas cidades do Brasil, fruto de um processo que as tecnologias digitais vem possibilitando desde a década de 80. Nas imagens retratos de um país que a história por muito tempo teimou em esconder. História essa que há séculos a mídia deturpa, com sua retórica engendrada para efetivar a eterna domesticação do povo.
Desde as cartas de Vaz Caminha até as manchetes do jornalismo global a mesma perspectiva tem se estabelecido como verdade padrão. E na contramão desde então os populares, os periféricos à margem de uma sociedade que desconhece sua cultura e seus valores, recriam a história e a retransmitem aos seus filhos e netos. Ontem a história oral, hoje o audiovisual e a persistência da memória.
Essa Mostra em comemoração aos 10 anos de existência do Sarau da Cooperifa no projeto Cinema na Laje traz um pequeno panorama do que nesse período tem se construído como texto audiovisual, como discurso pelas camadas populares através do audiovisual, dentre os coletivos e diretores dedicados à pensar as questões da desigualdade social, da identidade cultural e da produção artistica.
Trabalhos que vão além da eficiência técnica e reinventam a linguagem e o direcionamento da narrativa. São 8 documentários e 4 ficções muito bem produzidas e com temáticas e aborgagens que vão te fazer reavaliar seus conceitos.

Sejam bem vindos à Primeira Mostra Cinema na Laje

Realização: COOPERIFA
Apoio Cultural: ITAÚ CULTURAL

curador
Daniel FagundeS
Videasta e Arte-Educador integrante do NCA
(Núcleo de Comunicação Alternativa)

Sergio Vaz
Cooperifa




MOSTRA CINEMA NA LAJE

De 8 de agosto a 5 de setembro

às segundas-feiras 20h30 (confira a programação)


Laje do Bar do Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santo, 797 Jd. Guarujá (inf. 72074748)
Periferia- SP


Mostra Cinema Na Laje

Programação:





Semana 3 (dia 22/08)


Olhares extremos (Grajaú em cena)

Grajaú: Um Desenho de Cultura

Sinopse: Por que fazer um mapeamento dos ativistas culturais do Grajaú? Qual o intuito? Por que fazer um documentário sobre esse mapeamento? Como seria isso? Ninguém melhor que os próprios movimentos de cultura em questão pra responder essas perguntas, não?Artistas do distrito do Grajaú discutem como fazer um documentário e qual o potencial de sua arte no contexto em que vivem e trabalham.


Produção:Direção: NCA, Humbalada, Imargem, Morro da Macumba, Balaio Cultural e Instituto Pólis. Fernando Solidade, Daniel FagundeS, Diego FF. Soares e André Luiz Pereira.

Tipo: Doc
Formato: Mini DV
Ano: 2010
Origem: Brasil (SP)
Fotografia: NCA
Duração: 39 min.

Onde São Paulo Acaba

Sinopse: Futebol, rap, violência e drogas. Um dia na periferia sul de São Paulo.


Direção: Andréa Seligmann
Tipo: Ficção
Formato: 35mm
Ano Produção: 1995
Origem: Brasil (SP)
Cor / PB: cor

Duração: 12 min.

Grajaú, Onde São Paulo Começa

Sinopse: Articulado a partir da ideia de um "street movie", "Grajaú, onde São Paulo começa", conduz sua narrativa a partir dos percursos e inquietações de vários artistas que vivem neste carente e populoso bairro no extremo sul da cidade de São Paulo às margens do maior reservatório hídrico da cidade.

Fugindo dos estereótipos de violência e pobreza, o documentário busca construir a imagem deste imenso bairro paulistano através da arte e da geografia fugindo aos clichês convencionais associados à cidade.

Direção: João Claudio de Sena
Tipo: Doc
Formato: HD
Ano: 2011
Origem: Brasil (SP)
Fotografia: João Claudio de Sena
Duração: 25 min.



Semana 4 (dia 29/08)


Tragicomédia Brasileira O incrível encontro
Sinopse: No aniversário de 500 anos do Brasil o CETE (Centro Experimental Teatro Escola) coordenado pelo ator e diretor Antônio Pedro, convoca diversas pessoas para uma experimentação teatral coletiva. Atores e não atores, de diversas formações e classes sociais promovem o grande encontro de suas vidas com a história do Brasil.


Produção: CETE e Propícia produções. Direção: Júlio Calasso
Tipo: DocFormato: Vídeo DV
Ano: 2011
Origem: Brasil (RJ)
Fotografia: Júlio Calasso.
Duração: 60 min.

O Sequestro da Cultura Brasileira

Sinopse: Filme de ficção sobre a "alta cultura" versus a cultura das ruas. Trata-se de um assalto a um museu motivado, a princípio, pelo exclusivo interesse em lucrar com o sequestro de um quadro bem avaliado no mercado. As contradições da vida e da cultura.


Produção:Direção: Bruno Rico, Bruna Callegari, Vitor Serra Bruno Rico.
Tipo: Ficção
Formato: Mini DV
Ano: 2005
Origem: Brasil (SP)
Fotografia: Bruna Callegari
Duração: 35 min.


------------------------------

Semana 5 (dia 05/09)



Cultura de Rua Nos tempos da São Bento

Sinopse: Rodado entre os anos de 2007 a 2010, Nos Tempos da São Bento é um documentário que busca a memória coletiva do hip-hop. O documentário busca resgatar a memória daqueles que fizeram a História do Hip-Hop, ocupando por vários anos o espaço do Metrô São Bento, no centro da cidade de São Paulo. Minuciosa, a estrutura discursiva nos leva ao conflito com o esquecimento; o ato social de se apagar fatos, pessoas e grupos da história. É justamente este conflito, apresentado através do exercício da narrativa, que se transforma em ação dramática, onde a personagem principal é a memória coletiva.


Produção:Direção: SUATITUDE. Guilherme Botelho.
Tipo: Doc
Formato: Mini DV
Ano: 2010
Origem: Brasil (SP)
Fotografia: Cassimano
Duração: 90 min.

Linha de Ação


Sinopse: Primeiro episódio de uma série de crônicas sobre culturas urbanas e arte coletiva de resistência nas periferias do mundo. Uma ponte entre dois pontos de vista de artistas-cidadãos que criam em extremos opostos da cidade de São Paulo: Shirley Casa Verde, da Zona Norte (Fábrica de Gênios/Cinescadão) e Sérgio Vaz, da Zona Sul (Cooperifa).


Produção:Direção: Cinescadão e Temporal Filmes.
Flávio Galvão e Rica Saito.
Tipo: Doc
Formato: Mini DV
Ano: 2010
Origem: Brasil (SP)
Fotografia: Flávio Galvão, Rica Saito. Fernando Solidade e Negro JC
Duração: 6 min.

Um comentário: