.
.
A POESIA VENCEU NOVAMENTE
*O Milagre da poesia
.
.
clique na foto para ampliar seus horizontes
.
.
Povo lindo, povo inteligente,
.
ontem o Sarau da Cooperifa esteve na Escola Estadual Músico Wander Taffo (Pq. Sto. Antônio) para mais uma noite mágica de poesia na periferia paulistana.
Para quem ainda não sabe, desde fevereiro, às terças-feiras, a Cooperifa vem realizando saraus nas nas escolas públicas da região, num trabalho de difusão da poesia e incentivo à litertura. Em suma, investindo na formação de público e contribuindo com a educação.
E quando digo mágica, não estou exagerando não. Só para se ter uma ideia, a Escola foi decorada com cartolinas que continham poemas produzidos pelos alunos, para essa noite especial. Ou seja, a poesia escorria pelas paredes. E isso não é magia?
E como num poema traquina do poeta Manoel de Barros, a noite que era fria em São Paulo, se tornou um fogo intenso no pátio da escola.
E aproveitando a brasa viva da palavra, os poetas da Cooperifa(Fino, Josiel, Luciana, Dona Edite, Seu Louruval, Elber Ladislau, Cocão, Viviane, Marcio Batista, Sergio Vaz, Lu Souza, De Lourdes, PX, Casulo e Alan) foram desfiando seus poemas para o deleite da garotada.
Como labareda pouca é bobagem, os alunos (sim, eles mesmos) foram se juntando ao sarau para recitarem suas próprias poesias (Anderson, Roberta, Lana, Doroti, Sirley, Milca, Lucia, Rafael, Jonathas e Fagner). Ué, mas não disseram que adolescentes não gostam de literatura?
Sob os olhares atentos dos professores Sillas, Daniela, Claudia, Ivete e Brenda, o Coodenador João Batista leu um conto do Rodrigo Ciríaco, e logo em seguida o Prof. Fred não deixou por menos, sapecou um cordel. E para encerrar com chave de foigo o diretor Fernando Jorge leu um poema de Mário Quintana. Sim, é isso mesmo. O diretor também leu um poema.
Houve um tempo em que a gente queria mudar da periferia, hoje a gente está mudando ela.
É isso. A Poesia que invadiu nossas vidas hoje põe fogo nas escolas.
Quem poderia imaginar que um analfabeto como eu, estaria vivo pra ver este dia.
.
Por amor à poesia. Por amor à quebrada.
.
Sergio Vaz
Vira-lata da literatura
foi maravilhoso mesmo...
ResponderExcluireu que vi ao vivo fiquei surpresa com o respeito dos alunos e os textos lindos que cada um deles fizeram...
é o milagre da poesia sem dúvidas!
é a cooperifa revolucionando a nossa quebrada!