terça-feira, 2 de novembro de 2010

I MOSTRA CULTURAL DO GRAJAÚ

.
.
.
MANIFESTO:
“O Movimento é Cultural e a Política é Pública.”
Somos grupos, coletivos, artistas e moradores do extremo sul da cidade de São Paulo, que acreditam na cultura enquanto um direito humano, e exercem um fazer cultural que foge a um ativismo vazio, mercadológico e sem propósito, fazemos cultura não só para mostrar nosso talento, mas utilizamos nossas ferramentas de expressão artística para estabelecer uma comunicação direta e franca com a sociedade, hoje esse distrito conhecido como Capela do Socorro (que agrupa as regiões Socorro, Cidade Dutra e Grajaú) se encontra em total descaso com a ineficácia na execução de políticas públicas, não somente com relação a área cultural, mas também em diversos outros setores, que fazem com que a população sofra com a má administração pública, hoje nos encontramos sobre a eminência de diversas violências e violações de direitos fundamentais e inerentes a existência humana.
As manifestações culturais são um retrato do meio social que vivemos, boa parte das nossas ações são pautadas nas lutas cotidianas travadas pelos habitantes desta região, e aqui reivindicamos uma mudança deste cenário de desrespeito por parte dos governantes a frente desta administração pública regional, por vezes fizemos propostas de dialogo com o Estado ou o procuramos para cobrar que façam seu trabalho, e por vezes fomos ignorados, tratados com truculência e descaso.
Queremos com este manifesto evidenciar uma situação crítica que todos/as conhecemos bem, acreditando na troca como uma maneira de se colocar no mundo. Entendemos que a autonomia e a articulação entre os grupos possam promover e consolidar o alcance e a conquista de nossos objetivos comuns, entre eles: a ocupação efetiva de equipamentos e espaços públicos em nossas comunidades, a realização de festivais, mostras, palestras, debates, intervenções, troca de processos, e principalmente, reivindicar políticas públicas eficazes que fomentem a produção cultural em nossas comunidades.Por isso essa luta tem que ser de fato democrática, na raiz da palavra, em que o povo tenha o controle das decisões e uma participação sócio-política.
O Movimento é Cultural e a Política tem que ser Pública!
Assinam este manifesto os grupos:
CEDECA Interlagos (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente)
NCA-Núcleo de Comunicação Alternativa.
Cia Humbalada de Teatro.
Coletivo ImargemColetivo Radioativo
Rede de Comunidade do Extremo Sul de São Paulo.

4 comentários:

  1. Vai colar, Sérgio?
    Se pá vou no sarau de abertura no domingo, e tentar ir nos dias da semana também.

    Elvio

    ResponderExcluir
  2. Um convite especial pra um mano muito especial:

    Salve galera, do dia 21 de Novembro estaremos reunidos/as na Zona Leste, mais especificamente em Guaianases na Casa de Cultura dos/as Guaianás comemorando a finalização do Projeto Tenda Literária, financiado pelo Programa VAI da Prefeitura de São Paulo junto com uma porrada de gente envolvida na fomentação da Literatura Periférica e suas articulações.

    Abaixo segue o cartaz do nosso evento e esperamos a presença de vocês lá pra se alimentarem de um grande e variado cardápio de livros, pessoas e um caldinho que será preparado pra todos e todas que estiverem, ou não, no evento.

    A partir das 10:00hs da manhã estaremos lá, pra maiores informações acessem nosso blog:

    http://tenda-literaria.blogspot.com/

    Abracios, fui.

    COLETIVO TENDA LITERÁRIA.
    Vander.

    ResponderExcluir
  3. Não há silencio que não termine – Ingrid Betancourt.
    Por Robson Canto

    Dia 3 de novembro 2010, MASP. O auditório aguarda a presença da franco-colombiana Ingrid Betancourt. Seqüestrada pelas FARC em 2002. Na época ela era candidata a presidente da Colômbia. Durante uma viagem de campanha, Ingrid e membros de sua comitiva foram aprisionados por um comando das Farc.
    Quando ela entrou no auditório fiquei paralisado com sua imagem. O ‘boa noite’ dela soou, levantamos para aplaudi-la de pé. Ela se emocionou.
    A Palestra deu inicio. Ela falou os detalhes dos sete anos de cativeiro.
    Depois ela autografou o livro recém publicado “NÃO HÁ SILÊNCIO QUE NÃO TERMINE” pela companhia das letras. (O livro está sendo boicotado na Colômbia).
    Na minha vez de autografar meu livro, ela veio me abraçar (a ultima vez que fiquei nervoso perto de uma mulher foi nas vésperas do ultimo natal, quando a policial do Denarc perguntou onde eu morava.) Então eu falei pra Ingrid: ‘você ta escrevendo melhor que o Gabriel Garcia Marquez’ ela riu, e disse que jamais escreveria igual ele.

    É isso

    Bem vinda ao Brasil Ingrid

    Canto

    ResponderExcluir
  4. O poeta!!! valeu a força na divulgação!!!
    Esperamos vc por lá tbm!!! no domingo vai rolar um sarau!!!

    bjus

    ResponderExcluir