terça-feira, 8 de novembro de 2011

QUARTA-FEIRA É NÓIS EM SALVADOR-BA



É MASSA!




Conversas Plugadas Especial com Sérgio Vaz acontece no dia 9 de novembro




Idealizador do maior movimento de literatura periférica do Brasil – o Cooperifa – vem a Salvador para bate-papo e sarau de poesias com participação do Sarau Bem Legal e Coletivo Blackitude

No próximo dia 9 de novembro, quarta-feira, às 19h30, Salvador poderá experimentar um dos fenômenos socioculturais mais importantes do país em mais uma edição do projeto Conversas Plugadas Especial, desta vez com o poeta e ativista cultural Sérgio Vaz.




O fundador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), nascido em São Paulo e que tem transformado a vida de milhares de pessoas da maior cidade do país por meio da poesia, vem à capital baiana para um evento com a participação de representantes locais da literatura “marginal”: as crianças do Sarau Bem Legal e o agitador do Coletivo Blackitude, Nelson Maca, completam o time que vai levar ao palco do Teatro Castro Alves a mistura de vivências da periferia, literatura de resistência, a voz do hip hop, a arte dos grafiteiros e muita poesia.




Ingressos são distribuídos gratuitamente na hora do evento, com acesso imediato do público. Depois das participações de José Eduardo Agualusa, Mia Couto e José Miguel Wisnik, o Conversas Plugadas Especial agora inclui dentre os nomes convidados um representante da literatura da periferia e da poesia feita fora da academia. Sérgio Vaz é o criador do Sarau da Cooperifa, um exercício de democratização do uso da palavra e de reação política à exclusão.




Esta verdadeira revolução comunitária está completando 10 anos e leva todas as quartas-feiras, ao Boteco do Zé do Batidão, na zona sul de São Paulo, a poesia dos novos artistas da periferia, a valorização da tradição oral, estímulo à leitura e à produção escrita.


Entusiasta da literatura de resistência, Sérgio Vaz propõe uma dessacralização da poesia e aproximação da realidade. “É quando a poesia desce do pedestal e beija os pés da comunidade”, afirma.


Este poeta marginal que cresceu envolto por livros, mas estudou pouco, já conta com sete livros publicados e tem colecionado elogios de grandes personalidades como Eliane Brum e Heloísa Buarque de Hollanda. .


Junto com Vaz, sobem ao palco as crianças do Sarau Bem Legal, evento mensal voltado ao recital de poesia por meninos e meninas entre 10 e 13 anos, o professor e ativista da poesia divergente Nelson Maca, rappers e grafiteiros do Coletivo Blackitude, numa grande interação artística que retrata a cultura da periferia brasileira.


Para os interessados que não puderem se fazer presentes, o Conversas Plugadas terá transmissão ao vivo pelo Portal do IRDEB (http://www.irdeb.ba.gov.br/), dando espaço para participação, além do público no TCA, aos internautas, através do envio de perguntas.




SERVIÇOConversas Plugadas Especial com Sérgio Vaz e participação do Sarau Bem Legal e Coletivo Blackitude




Quando: 9 de novembro de 2011, às 19h30




Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves (Campo Grande – Salvador)




Quanto: Entrada franca – ingressos distribuídos gratuitamente na hora do evento, com acesso imediato do público (sujeito à lotação da sala)




Transmissão ao vivo pelo portal do IRDEB: http://www.irdeb.ba.gov.br/


Realização: FUNCEB/SecultBA


Apoio: CELF - Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia/ Unijorge/ TV Bahia/ Educadora FM/ TVE/ IRDEB
Paula BerbertAssessora de Comunicação




2 comentários:

  1. Obrigada, Sérgio Vaz! Muita felicidade poder estar com os meus heróis de verdade nessa cidade de heróis de mentira! Nelson Maca e sérgio Vaz, os verdadeiros produtores da poesia popular!

    Ouvi-assisti tudo dali de pertinho e pensando "Olha onde 'nós' chegamos", pq me sinto sim representada nos espaços em que você ocupa.

    Parabéns mesmo e seja sempre muito bem vindo nesta cidade de coronelismo, mas de grandes pensadores!

    ResponderExcluir
  2. adorei seu blog!!! Acultura fala muito alto.
    abraço clesiacoelhinha.blogspot.com

    ResponderExcluir