segunda-feira, 13 de junho de 2011

ESTÉREO SACI NO ITAÚCULTURAL - lixo, moda e preconceito

.

.

Apostando em três temas, começa edição 2011 do Estéreo Saci

Inspirado no tema Lixo, Moda e Preconceito, projeto terá shows, debates e visita a aterro sanitário


Estéreo Saci - Lixo, Moda e Preconceitoterça 7 a domingo 26 de junho


A história do Estéreo Saci faz jus a seu nome. Como um bom Saci, brincalhão e travesso, o projeto começou como uma programação de web-rádio e ganhou novas proporções ao se desdobrar em séries temáticas sobre movimentos da música brasileira - cada série com 20 programas, sempre com intervenções, entrevistas em vídeo, textos e relatos sobre personagens e acontecimentos marcantes.

A série sobre Bossa Nova foi apresentada por Fernanda Takai e a série sobre a Jovem Guarda por Zeca Baleiro.Em 2010, dando continuidade a seu percurso mutante, o Estéreo Saci homenageou com shows e programas de rádio artistas como Raul Seixas, Tom Capone, Dolores Duran e Villa-Lobos.

A edição ainda reuniu outras personalidades como Odair José, Carlos Careqa, Patrícia Polayne e Wander Wildner em uma brincadeira musical que misturou gerações e tendências, compartilhou informações e pesquisas, e também "cutucou" preconceitos.

Lixo, Moda e PreconceitoEm 2011, o Estéreo Saci cresceu ainda mais e, inspirado pelo tema Lixo, Moda e Preconceito, está preparado para promover shows, debates e oficinas, com apoio cultural da revista Trip. O objetivo principal é refletir sobre questões como consumo, sustentabilidade, padronizações, criatividade, liberdade, tolerância e respeito à diversidade.

A programação traz atividades variadas e até inusitadas: visitas ao Aterro Sanitário de Caieiras, oficina de funk para educadores e diversos debates, entre eles o comandado por Anderson Quak, Jum Nakao e Nina Lemos.

Além disso, seis convidados especiais trabalham de forma coletiva na produção de vídeos focados na tríade Lixo, Moda e Preconceito. São eles: Cufa Audiovisual (RJ), Clube de Cinema Fora do Eixo (SP e RJ), José Tezza (AC), Atelier Alcova Libertina (MG), Suburbano Convicto - Alessandro Buzo (SP) e Galeria Experiência (SP).

A ideia é que todos troquem entre si os materiais filmados e os editem colaborativamente. O resultado são seis filmes de curta-metragem que serão lançados no dia da abertura do evento e exibidos antes das apresentações musicais, que contam ainda com shows de Marcelo Jeneci, Memórias de um Caramujo, Tony Tornado, Linha Dura (com participação especial de Rappin' Hood, Família Gangsters e Arcanjo Ras), entre outros.


ProgramaçãoEstéreo Saci - Lixo, Moda e Preconceitoterça 7 a domingo 26 de junho

[ingressos distribuídos com meia hora de antecedência


]terça 7

20h Abertura do evento com apresentação do HoMeM-ReFluXo, show do Mutrib e exibição de vídeos inéditos produzidos coletivamente por Cufa Filme (RJ), Atelier Alcova Libertina (MG), José Tezza (AC), Suburbano Convicto - Alessandro Buzo (SP), Clube de Cinema Fora do Eixo (SP e RJ) e Galeria Experiência (SP).


sala Itaú Cultural 247 lugares


quarta 8

9h Visita ao Aterro Sanitário de Caieiras (com saída do Itaú Cultural)A atividade é destinada àqueles que querem conhecer as operações da maior central de tratamento de resíduos da América Latina. Ao todo, a visita dura aproximadamente três horas.

inscrições - a partir de 1 de junho, apenas pelo telefone 11 2168 1779 [10 vagas]


20h Debate Reciclar Pensamentos, Tecnologias e Costumes

com HoMeM-ReFluXo e Reinaldo Pamponet


É necessário ir além da reciclagem de embalagens e refletir a respeito de um processo que inclua costumes, comportamentos e uso de tecnologias. Existe um conceito único no século XXI a respeito do que é sustentabilidade?


sala Itaú Cultural 247 lugares


quinta 9

17h Apresentação do Projeto Dasprê com Lúcia Casali


Apresentação dos conceitos e da metodologia da Oficina Experimental Dasprê, que tem como objetivo reconhecer, aprimorar e distribuir o artesanato produzido por detentas do estado de São Paulo.sala vermelha 70 lugares


20h Show de Letuce com participação especial da Dasprê


sexta 10 20h

Show de Iara Rennó com participação especial da Dasprê


sábado 1120h Show de Pitanga em Pé de Amora com participação especial da Dasprê


domingo 12 20h Show de Arrigo Barnabé, em Caixa de Ódio - O Universo de Lupicínio Rodrigues (com Paulo Braga e Sérgio Espíndola) com participação especial da Dasprê

sala Itaú Cultural 247 lugares

terça 14

20h Oficina Sarau Rap Especial com Sérgio Vaz


O objetivo é incentivar e valorizar a criação poética e privilegiar a palavra (a rima), sem a utilização da música.

inscrições - a partir de 1 de junho, apenas pelo telefone 11 2168 1779 [70 lugares]


quarta 15

9h Visita ao Aterro Sanitário de Caieiras (com saída do Itaú Cultural) A atividade é destinada àqueles que querem conhecer as operações da maior central de tratamento de resíduos da América Latina. Ao todo, a visita dura aproximadamente três horas.

inscrições - a partir de 1 de junho, apenas pelo telefone 11 2168 1779 [10 vagas]


17h Oficina Funk para Educadores com Écio Salles e MC Leonardo

Uma oportunidade de aproximação entre educadores e uma parcela de jovens para os quais o funk é parte fundamental de sua identidade cultural.

inscrições - a partir de 1 de junho, apenas pelo telefone 11 2168 1779 [70 lugares]


20h Debate Lixo, Moda e Preconceitocom Ignácio de Loyola Brandão e Marcos Barbosa (do Projeto Florestas Inteligentes)


quinta 16

20h Show de Marcelo Jeneci


sexta 17

20h Show de Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Rômulo Fróes


sábado 18

20h Show de Superguidis


domingo 19

20h Show de Zé Mulato & Cassianosala

Itaú Cultural 247 lugares


terça 21

17h Debate Pra Onde Vai o Seu Lixo?, com Alexandre Ferrari

distribuição de senhas meia hora antes do debate [70 lugares]

20h Debate Decodificar, Alterar, Desconstruir e Reconstruir com Anderson Quak, Jum Nakao e Nina Lemos

Troca de experiências e reflexões a respeito de moda, comportamento e preconceito.
sala Itaú Cultural 247 lugares


quarta 22

9h Visita ao Aterro Sanitário de Caieiras (com saída do Itaú Cultural)

A atividade é destinada àqueles que querem conhecer as operações da maior central de tratamento de resíduos da América Latina. Ao todo, a visita dura aproximadamente três horas.

inscrições - a partir de 1 de junho, apenas pelo telefone 11 2168 1779 [10 vagas]


20h Miranda Kassin e André Frateschi no show Hits do Underground

*Nesse dia serão disponibilizados os programas de web-rádio com roteiros de Debora Pill, inspirados no tema Lixo, Moda e Preconceito com a apresentação de Jum Nakao (moda), Francisco Miguez (lixo) e Gaspar - Z`África Brasil (preconceito).


quinta 2320h Show de Linha Dura com participação especial de Rappin' Hood, Família Gangsters e Arcanjo Ras


sexta 24

20h Show de Memórias de um Caramujo


sábado 25

20h Show de Tony Tornado


domingo 26

20h Show de Tony Tornado

sala Itaú Cultural 247 lugares

quinta 23 e sexta 24 de junho
2º Fórum Onda Cidadã de Mídias AutônomasEm paralelo às atividades do Estéreo Saci, ocorre o 2º Fórum Onda Cidadã de Mídias Autônomas, que conta com a presença de representantes de instituições, coletivos e rádios comunitárias das cinco regiões do país. Durante o fórum serão apresentados, pela primeira vez, os dados do Mapeamento Onda Cidadã, que pesquisa o perfil e a estrutura dos produtores brasileiros de mídias autônomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário