terça-feira, 11 de maio de 2010

BATE-PAPO NO PROJETO DESPERTAR

.
A POESIA NÃO PARA
.

Povo lindo, povo inteligente,
.
nesta terça-feira pela manhã tive o privilégio de conhecer o Projeto DESPERTAR, que fica perto da Cidade Ademar (ZS), e fiquei muito maravilhado com o que vi, quem dera nossas escolas públicas fossem assim. É um lugar maravilhoso para se passar a infância e a adolescência. Molecada da perifa com tratamento de escola particular. Da hora.
No bate-papo com os jovens pude perceber o sorriso e a satisfação em todos eles, coisa linda de ver.
Contei um pouco da minha história e da Cooperifa pra eles, e recitei alguns poemas, parece que eles gostaram. Eu gostei.
Quando perguntei se alguém tinha uma pergunta, um garoto chamado William (acho) me perguntou:
"Qual o futuro que você vê pra nós jovens da periferia?"
"vocês, apesar de tudo e de todos, tem um futuro glorioso pela frente."
Disse isso fazendo uma comparação com os jovens de minha época que foram criados tomando água de poço, e que nos dias de hoje o Flúor já vem na água encanada. Não sou daqueles que acha que o passado é melhor. Meu tempo é hoje.
Disse que eles são mais bonitos, mais inteligentes. E que se nós, os adultos, não acabarmos com o planeta antes, eles o tranformarão. Oxalá.
Depois fomos todos almoçar Juntos, o Natale (Itau Cultural) quem me convidou, o Ivson, ednalva, toda equipe e com a encantadora Nanci (coordenadora) que muito me lembrou muito a Tia Dag da casa do Zezinho, não só pela garra, mas também pela doçura do olhar. Aliás, a doçura estava na cara de todas as pessoas que trabalham lá.
Ah, também conheci a biblioteca da casa, aproveitei e doei meu livro "Colecionador de pedras" e antes de sair já tinha duas meninas reservando o livro. Quer recompensa melhor?
Eles ficaram de conhecer a Cooperifa, eu de fazer umas oficinas, e levar o sarau da Cooperifa para uma apresentação especial para eles. Já é. Tamo junto.
.
Sinto que fiz novos amigos.
.
É isso. Nas ruas praticando o discurso.
.
Sérgio vaz
Vira-lata da literatura

Terça-feira poética

A biblioteca

Um sorriso da hora

Ednalva, Yo, Natale e Nanci




2 comentários:

  1. Parabéns ao pessoal do Projeto Despertar! Parabéns a você, Sérgio, por essa garra de por em prática o discurso.
    Abraços,
    Marisa.

    ResponderExcluir
  2. isso ai maloca
    progresso sempre!!!

    ResponderExcluir