sábado, 17 de abril de 2010

A MPB NÃO CURTE A PERIFERIA DE SÃO PAULO?

Povo lindo, povo inteligente,

ouçam entrevista do Wésley Nóog que ele deu antes de subir ao palco do Itau Cultural. Para quem não o conhece, ele é um dos melhores músicos da nova geração da MPB. E além de uma voz rara e um violão nervoso, é um dos poucos músicos, fora do rap, que tem uma atitude coerente com sua música.
Em São paulo a MPB se tornou um ritmo muito elitista, e é muito raro esses artistas darem canja ou fazerem shows na periferia.
Bandas como a Calypso, Zeca Pagodinho e os racionais Mc´s, independentemente do ritmo que cantam, são sucessos porque cantam para o povo. Sem medo de ser feliz.
Diferentemente da geografia do Rio de Janeiro, a perifa de sampa fica muito longe do centro, e alguns músicos também. "Apesar de vocês amanhã vai ser outro dia..."
Generoso, é comum ver e ouvir Wésley Nóog percorrendo bares, saraus, favelas, presídios e casa de shows empunhado seu violão fazendo valer a velha máxima que "todo artista tem de ir onde o povo está", mas que muitos, infelizmente, não vão. Que comam brioches!
Sei do que falo, pois no ano passado tentamos contratar artistas da MPB para a II Mostra Cultural e foi perceptível a falta de interesse. Precisamos fortalecer os nossos, os poucos generosos.

Ouçam a entrevista para saber mais sobre o que estou falando.

sergio vaz



ENTREVISTA COM O CANTOR E COMPOSITOR WÉSLEY NÓOG

7 comentários:

  1. Povo lindo!!!

    Grande Sérgio!! Salve!!

    Salve Esley Nogg, salve a Cooperifa!!

    Só queria comentar, que Calypso, e Racionais, são coisas diferentes, certo Sérgio? Não creio que possamos colocá-los no mesmo contexto.

    Abração!!

    Salve Salve!!!

    ResponderExcluir
  2. Dante,

    Citei o Racionais e a banda calipso como exemplos, porque eles cantam para o povo, e são sucessos, independendemente do ritmo que cantam.

    Obrigado po acessar o blog.

    ab.

    sergio vaz

    ResponderExcluir
  3. Salve Sérgio.

    Muito bom WÉSLEY NÓOG,não conhecia ainda mais adorei.
    Ate me faz lembrar o GOG não é mesmo,um pouco na fala e aparência.
    Grande abraço irmão.

    Marboy ThugzZ

    ResponderExcluir
  4. yo!! wesley e o cara da musica valew avante nego...

    ResponderExcluir
  5. Belissima atitude do Wésley. A MPB tá cheio de péssimos músicos e produtos fake, que pensam que são cool. São, no máximo, um monte de cool-de-burro!

    ResponderExcluir
  6. A própria sigla os traem: MPB Música POPULAR(?)Brasileira. Se entrar na questão de público o povão gosta mais é do sucesso mesmo. Se rolar na mesma noite um show (em palcos diferentes) de Ná Ozzeti e Calcinha Preta por exemplo... ô dó da Ná. Presumivelmente gatos pingados no show da Ná Ozzeti e milhares de pessoas no do Calcinha. Os artistas de MPB são encarados pela maioria do povo como uns metidos e chatos com músicas cheias de palavras dificeis e harmonias diferentes. No fundo eles (os mpbistas) têm medo da periferia sentiriam-se como Daniel na cova dos leões, pensamento compartilhado pela maioria classe média burguesa paulista! Na minha opinião funcionaria em lugares com público mais reduzido e de mente aberta (como na Cooperifa). Apesar que a periferia está mais aberta e não custava nada tentar é questão de coragem e bom senso. Já pensou uma agenda na periferia assim: na Zona Leste: Caetano Veloso, na Zona Sul Chico Buarque, na Zona Oeste Milton Nascimento e na Zona Norte Djavan

    ResponderExcluir