quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O CINEMA NA LAJE É CONTRA O FECHAMENTO DO CINE BELAS ARTES

Povo lindo, povo inteligente,

nós da Cooperifa que coordenamos o projeto "Cinema na laje" estamos muito tristes com a notícia do fechamento de mais um cinema na cidade, o tradicional "Cine Belas artes" que funciona a 68 anos numa das esquinas mais famosas de Sampa:Consolação com a Av. Paulista.Leia matéria abaixo.
No primeiro Cinema na laje deste ano, dia 24 de janeiro, vamos fazer um protesto na laje do Zé Batidão por mais um cinema que fecha suas portas, deixando a cidade mais pobre culturalmente.
Primeiro fecham-se os cinemas, depois as livrarias, os bares, e por fim, a porta da nossa consciência.

Ainda bem que na periferia laje é o que não falta.

Sérgio Vaz
Cooperifa







Fonte: R7 Notícias

Um dos mais tradicionais cinemas da capital paulista, o Cine Belas Artes, anunciou nesta quinta-feira (6) que fechará as portas no próximo dia 27 de janeiro. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (6) pela assessoria de impresa do grupo.

O espaço, administrado pela Pandora Filmes, ameaçou fechar em março do ano passado, quando perdeu o patrocínio do HSBC. A produtora e amigos do Belas Artes fizeram campanhas, abaixo-assinados e saíram em busca de um novo patrocinador.

Ele apareceu em novembro, mas quando o proprietário do imóvel foi procurado para que fosse feita a renovação do aluguel, veio a surpresa. O contrato foi cancelado e o local passaria a ser alugado por uma loja.

O Bela Artes existe desde 1943 na rua da Consolação, esquina com a avenida Paulista. Os cerca de 30 funcionários que trabalham no cinema foram avisados sobre o fechamento na terça-feira (4) e continuarão com suas atividades até a data do fechamento.

Uma programação especial foi preparada para acontecer até o dia 27 de janeiro. Serão duas mostras, uma com filmes que fizeram sucesso ao longo da história do cinema e outra de clássicos diversos. A primeira acontecerá todo dia, às 18h30 e a segunda, às 21h. Os filmes que estão em cartaz continuarão a ser exibidos.

Os proprietários do Belas Artes pretendem abrir um novo cinema. Segundo a assessoria de imprensa, provavelmente o nome dele será diferente, mas “será mantido o mesmo espírito do Belas Artes no que diz respeito ao perfil da programação”. Ainda não se sabe quando a nova sala será inaugurada.

Para os frequentadores do "Noitão", uma boa notícia. As sessões especiais que varam madrugada a dentro deverão continuar a acontecer no novo espaço.

Este é o segundo cinema famoso por exibir filmes alternativos a ser fechado na cidade desde o ano passado. Em setembro do ano passado foi a vez do Cine Gemini. A sala existia há 35 anos na avenida Paulista e o encerramento de suas atividades supreendeu os frequentadores do local.



.

3 comentários:

  1. Camarada Vaz, já me abaixo-assinei. Mas proponho um outro movimento de abaixo-assinaturas. Um que diga que acima de tudo, mais lajes com cinemas.

    Bração, camarada.

    Claudiney

    ResponderExcluir
  2. Não teremos nenhum protesto na frente do BA?

    ResponderExcluir
  3. Outra de cinema, saiu hoje 13/01/2011 no Diário Oficial do Municipio de São Paulo (p.9) A sala Lima Barreto é aquela do Centro Cultural São Paulo, tinha cinema de graça, mas a partir de agora irá ser tarifada...
    Mais uma do Prefeito Kassab..

    PORTARIA
    02/2011-SMC- O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CULTURA, no
    uso de suas atribuições legais, nos termos dos itens 6.1.4.33
    e 6.1.4.34 do Decreto Municipal 52040 de 28 de dezembro
    de 2010, RESOLVE l-Fixar em R$ 1,00 (um real), por pessoa,
    o valor do preço público a ser cobrado para a manutenção da
    sala de cinema Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo e
    do Cine Olido. II-Esta Portaria entrará em vigor na data de sua
    publicação, revogadas as disposições em contrário.

    ResponderExcluir