quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ANIVERSÁRIO DE 9 ANOs DO SARAU DA COOPERIFA: QUE NOITE!

.
.
Aviso às centenas de pessoas e mais de 70 poetas
que ontem foram no sarau da Cooperifa:
"esta noite nunca existiu, foi um sonho que a gente teve."
.
.
foto: renato riso
Clique na imagem para ampliar
.
.
Povo lindo, povo inteligente,
.
o aniversário de 9 anos do sarau da Cooperifa foi simplesmente uma noite cheia de magia, e um dos mais belos momentos que tivemos, neste nove anos de atividades poéticas na periferia de São Paulo. Ah, se existisse um Alegrômetro...
Centenas, centenas e centenas de pessoas de todas as cores, dores e lugares se espremeram no bar do Zé Batidão para ouvir e falar poesia, falando nisto, só de poeta tinha mais de setenta, e olha que ficou gente sem falar. Foi uma das poucas vezes que tivemos de estourar o horário, mas valeu a pena.
Sabe o que me ocorreu vendo toda aquela multidão dentro e fora do bar? "Como é que pode um Sarau de Poesia, no extremo sul de São Paulo, numa quarta-feira, reunir mais de 400 pessoas em torno da literatura, ué, não dizem que o povo não gosta ler? Eu explico: é o milagre da poesia.
Não vou citar nome de ninguém (veja as fotos) para não cometer o erro de esquecer algum nome, mas acho que quase todo(a)s as nosso(a)s amigos estavam lá para curtir com a gente este dia triunfal da poesia e da resistência cultural. "Queria ter dois corações. Um para amar, o outro também."
Bom, e como a gente gosta de praticar aquilo que fala, e não temos o rabo preso com ninguém, e não ficamos pagando de pseudo-revolucionário, no meio do sarau fizemos um ato pró-Dilma, o bagulho foi louco, todo mundo decidiu que no dia 31 vai inverter o número, e votar 13.
Sabemos que neste momento crítico de eleições é muito mais fácil se esconder, ou fingir que a briga não é com a gente, mas ficar neutro nunca foi a nossa cara. Não está apenas em jogo as eleições, e sim o futuro do país. Neutralidade é omissão. É por isso que temos amigos, e inimigos também. Temos todos os defeitos do mundo, menos a covardia.
Queria só avisar as centenas de pessoas e os quase 70 poetas que estiveram presente no aniversário de 9 anos da Cooperifa: "esta noite nunca existiu, foi um sonho que a gente teve."
.
É só progresso.
Não posso fazer nada,
.
Sérgio Vaz
Vira-lata da literatura, 9 anos mais velho
.
.
Veja as fotos, aqui embaixo:

14 comentários:

  1. Paizão que sonho foi esse?!?!?! Foi sem sombra de dúvidas a minha melhor noite! Eu tenho tanta coisa a dizer, tanta idéia, mas lembro que em 2009 eu descobri que todo mundo fazia literatura e só eu fazia discurso.
    Mas...
    Parabéns Cooperifa
    Parabéns a cada um de vcs!

    ResponderExcluir
  2. NOITE MARAVILHOSA NOIZ MEMU NA SINTONIA O BANG FOI ZIKA....

    ResponderExcluir
  3. Quero dormir pra sempre embalada pelas palmas e gritos de "Uh! Cooperifa !", rodeada de irmãos como vc, Sérgio Vaz, Robson Canto, Jairo Periafricania e toda família Cooperifa !!! E imagina a honra? lançar meu livro nesse dia...muito FELIZ !!!

    ResponderExcluir
  4. quando se sorri, se ri, se gargalha, se chora, se dá abraços, se dá beijos, tá claro que é mais do que valer a pena, é prova de valer viver e manter e prolongar tudo isto, enfrentando a correnteza. saravá!

    ResponderExcluir
  5. Show A 4 vozes em prol do Haiti 23/10/2010
    Mais informações acessem o link abaixo...
    Bjs,
    Lu Sousa
    http://www.cachuera.org.br/cachuerav02/index.php?option=com_content&view=article&id=467:showsemproldohaiti&catid=81:destaqueshome&Itemid=117

    ResponderExcluir
  6. Inverter o numero foi mais uma sacada!!!!
    DIA 31
    é 13
    ótima!!!!!!!!!!!!
    Vc é 13 mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Rose Dorea - COOPERIFA22 de outubro de 2010 às 19:02



    A Noite foi magica, maravilhosa.
    É mui bom fazer parte deste sonho que começou a 9 anos
    Beijos
    A Todos que estão sonhando com uma periferia Melhor

    ResponderExcluir
  8. só pode ter sido sonho.... pq na quinta de manhã eu ainda estava em transe...
    vida longa!
    que venham 9000 anos!

    ResponderExcluir
  9. Realmente essa noite foi um sonho....
    E que tivemos a alegria de ter participado TODOS BEM ACORDADOS...

    Maravilha!!!

    ResponderExcluir
  10. Salve Família!

    Eu também fui completamente embalado por esse Sonho Bom, como uma criança que se perde em meio àquelas Poesias todas, Raps certeiros, Maracatus ancestrais e Sambas conselheiros que rolaram em mais esta Quarta Mágica...

    Me perdi junto com as Guerreiras do Rio que tavam comigo, na Conexão interperiférica... Me perdi junto com as estórias da Cooperifa que iam sendo contadas em cada Canto, ao longo da noite, por vários pés de ouvidos de Parceiros e Parceiras... Me perdi na gostosa cerveja compartilhada com toda Família, celebrando a História da Cooperifa, nossa Vida, nossas Lutas... Me perdi no cantar do Parabéns e no Morango delicioso do bolo, nossa Comunhão...

    Fui voltando à São Paulo real só aos poucos, já na adiantada madrugada, apenas quando descendo a ladeira do Zé Batidão de volta pra casa. A cidade na mesma, nós de alma lavada... Com a certeza: voltaremos a nos perder e nos encontrar na próxima quarta!

    Olha, isso até inspirou, agora mesmo!, alguns humildes versos, improvisados:

    Sonhos periféricos

    O quê cê vai sonhar essa noite?
    “Sonhos não se escolhem”,
    dizem os desavisados.
    “Sonhos são apenas, e olhe lá,
    sonhados”.

    Já nós sabemos a Cooperifa
    que subverte esta e outras "verdades".
    Quer construir um Sonho Bom, este aqui ó?
    Próxima quarta-feira, bora lá,
    Periferia-Soul da cidade.


    Licença poética para a emoção, Família! rsrsrs

    Forte abraço de parabéns em tod@s, e em cada um! E um especial em você, Sergião, pelo papel que teve e tem nessa História!

    Danilo

    ResponderExcluir
  11. Aiii que sonho bom!!! ainda bem que ninguém me beliscou!!! rs
    Salve família Cooperifa, linda festa, linda caminhada, sonhos lindos de liberdade e solidariedade... que a poesia nunca esmaeça, e que a Cooperifa perdure SEMPRE.
    Forte abraço
    Sil

    ResponderExcluir
  12. Ae Sérgio,

    Parabéns pela luta!
    Parabéns comunidade!
    Poesia sempre!

    Abraço..

    ResponderExcluir