quarta-feira, 25 de novembro de 2009

APOESIA NÃO PODE PARAR - II

.
PROJETO SESC NA ESCOLA
.
BATE-PAPO NA EE FRANCISCO CSAR CAMARGO
SOROCABA-SP
.
Povo lindo, povo inteligente,
.
nesta terça-feira foi um dia intenso de poesia (ver post abaixo) que só acabou lá pelas 23hs, a 100KM de sampa.
Ontem fui fazer uma "bate-papo poético" dentro do Projeto SESC Escola na EE Francisco Cesar Camargo na cidade de Sorocaba, e posso afirmar que foi umas das noites mais bonitas, nas escolas, que já fiz este ano. Apaixonei-me por esta escola.
Primeiro porque acho esta iniciativa do SESC supimpa, e segundo porque a direção da escola, liderados pela Mara e o Júnior, foram de uma elegância só. Trataram o sarau como se deve tratar, como aula de complemento cultural. Se você acha pouco, já fui em cada escola... Puta engajamento. Deles. Dos professores. De todos.
Lógico que o Estado ferra com a educação, e muito, mas da o maior orgulho ver que alguns educadores, que apesar de tudo e de todos, ainda não se entregaram, insistem em educar nossas crianças. Palmas pra eles. Muitas palmas!
E tudo isso senti no respeito que os alunos tiveram comigo e com o Jairo. O silêncio. A sintonia. A bagunça. Tudo na medida certa. Fodam-se os intelectuais, literatura pra mim tem que estar associado a alegria, a festa, a comunhão.
Saimos de lá e os alunos querendo mais, não é maravilhoso? E tem gente que fala que as pessoas não gostam de poesia. Gostam sim.
E é isso que é o meu trabalho nas escolas, dizer que eles gostam de literatura, só não sabem. Mó da hora. Que noite!
Queria agradecer a Kátia do SESC que também nos tratou com o maior respeito e elegância, espero que eu tenha estado a altura de tudo isso que aconteceu em torno da poesia. Estou feliz por ser poeta.
.
A poesia não pode parar. Também não.
.
Sérgio vaz







Eis meus novos amigos da poesia

Respeito

catarse!

Jairo periafricania na contensão

Coral da escola

Júnior, eu e a Kátia (cadê a Mara?)

Poesia meus irmão, é o que liga

Um sorriso no rosto e os punhos cerrados


É nóis q tá


3 comentários:

  1. Olá Vaz!
    Um dia me disseram: " Você troca a sua família pela Cooperifa", então respondi: " A Cooperifa acrescenta a minha família, ela soma e não divide"; Você deixa as suas amizades de lado pela Cooperifa!" respondi novamente: Os verdadeiros amigos sempre nos acompanham nos lugares onde nos faz bem", então perguntei: "Vamos um dia na Cooperifa? Tá bom eu vou!- Eu não esperava outro resposta! E assim a Cooperifa continuou somando em minha vida!
    Obrigada Vaz!

    ResponderExcluir
  2. A cada dia a minha admiração cresce pelo Sr. Sérgio Vaz. É uma injeção de ânimo, de crença, de perseverança naquilo que hoje somos tão desacretidados, que é a integridade!. Sei que a luta por manter, a coragem por desafiar e a resistência são pedras diárias tiradas do caminho na maior das elegâncias, se mantendo naquilo do que é, do que nasceu e no que diz, não é fácil, por isso, além da admiração, é também uma força para os seus, os nossos, todos, que permanecem no que é, no que acredita alimentar a alma, simplesmente na "verdade". A luta continua...e tamu junto nessa!
    Viviane

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos Vaz e Jairo,
    A noite foi realmente maravilhosa. A gente sente o corpo palpitar de alegria quando percebe que todo nosso trabalho suado pode trazer momentos como aquela noite. Que prazer ouvir poesias que tocam, que transgridem, que elevam. Isso é poesia no seu melhor estado, quando todo mundo entende, se emociona e quer mais. Isso é desenvolvimento humano. Isso é um trabalho feito com a alma e com o coração, e visivelmente mexe com as pessoas. E essa é sempre (e deve ser sempre) a nossa busca.
    Parabéns pelo trabalho de vocês. Quando eu for pra São Paulo quero ir no sarau da Cooperifa, aviso vcs.
    Saibam que o que vcs e nós todos fizemos aquela noite foi plantar uma semente. Pessoas como o Júnior e como a Mara realmente nos relembram o verdadeiro papel do educador.
    Sempre por aqui para o que precisarem,
    Kátia

    ResponderExcluir