domingo, 3 de junho de 2012

OARAÇÃO DE UM VIRA-LATA - SERGIO VAZ






ORAÇÃO DE UM VIRA-LATA - SERGIO VAZ




A Música “Wake everybody” (acordem pessoal) com John Legend e Roots é tão linda que ainda me faz acreditar no ser humano demasiadamente humano, me faz sonhar com um mundo mais justo e melhor, ainda que pareça impossível. Há dias que a ouço como um mantra antes de sair para as batalhas justas e injustas da ruas sem coração. Antes de enfrentar os leões que nos espreitam nas vielas das dificuldades e incertezas do cotidiano. Nos becos sujos da mediocridade nossa de cada dia.

Esta canção tem sido a minha bíblia, meu alcorão e meu torá. Apesar de grande pecador que sou. Sou?

Isso é claro, sem desrespeitar a religião de ninguém.

Há muito não me sintonizo com algo tão sagrado e honesto. Algo que se pareça com aquilo que acredito: paz.

Não sei se perdi o juízo, ou se já tive algum dia. Ter juízo pode ser a prova de que já estamos no final.

Falando em religião queria aproveitar para dizer que sigo um Deus chamado “Amor” e é só pra ele que me ajoelho, ou rezo. E ainda que digam que ele não existe, posso vê-lo refletido nos olhos e sorrisos das pessoas que amam incondicionalmente o próximo.

Este deus que habita meu coração só me ilumina quando amo outras pessoas, quando acredito no que faço. E ele só se manifesta quando as mentiras que conto pra mim, não afeta o coração de outras pessoas.

E nas minhas orações sempre peço para que o Deus que mora em mim nunca deixe que seja escravizado, por nada, por ninguém. Nem que eu escravize. Porque a palavra liberdade está contida a fogo em todos os versículos do meu dia. Para recitá-la, não em montanhas intransponíveis de sacrifícios, mas no riso fácil que aquece a poesia de um povo humilde que tem fé no amanhã.

O Deus todo poderoso chamado AMOR faz com que o sal de minhas lágrimas transforme-se em calos nas mãos, para que eu nunca esqueça que nada cai do céu, além da chuva que umedece e transborda, e que minhas derrotas e vitórias nascem dessa batalha que é viver, ainda que a vida pareça fútil e milagrosa.

E que a minha devoção a este deus não me faça esquecer que o medo de lutar é um inferno de mil areias movediças em que o covarde se atola, e que nenhum anjo estende a mão a quem não se ajuda..

O Deus AMOR em que credito o meu futuro é surdo às vaidades, e se finge que acreditas nele, engana-te a ti mesmo. Uma vida sem amor é o único dos pecados.

O AMOR que está em mim, em você, não sabe o que faz, por isso muitas vezes é crucificado, por isso não dever ser medido. Quem ama erra. Quem erra tem que amar de novo. É assim que se sente esse Deus. Amando.

Quem segue o amor sabe que o milagre não está na vida, mas na coragem de viver.

O Amor ao próximo é a única religião em que se devia aceitar fanáticos.

E quem acredita no amor renasce todos os dias no paraíso.

Amém.

13 comentários:

  1. A cada dia que passa me admira mais sua dança com as palavras... Admiro mais ainda seu pensar, seu modo de olhar o mundo e as pessoas... Sua sensibilidade para o cotidiano...
    Obrigada por inspirar meus momentos... :)

    ResponderExcluir
  2. Bonito o texto, o fechamento ficou lindo. Seria ótimo se todos tivéssemos essa consciência, de que tudo começa com o amor: o respeito,a tolerância, a generosidade, a preoucupação com o outro...

    ResponderExcluir
  3. o Amor é a vida que mata a morte por onde passa,
    ele dá a sede que ele mesmo a sacia, as vezes nos faz sentir fome, mas quando quer, tira! te faz dar o mais belo suspiro, mas quando tem vontade toma lhe o ar, o Amor nunca tenta aparecer, muito menos aparece pra tentar, ele foi, ele é, ele sempre será! mas não precisa de ir longe para encontra lo, procure prestar atenção num sorriso de criança, ou num olhar marejado...mas tenha medo se olhares no espelho e não encontra lo.

    ResponderExcluir
  4. "..é necessário um coração em chamas, para manter os sonhos aquecidos, acenda fogueiras..
    E se não ama tua causa, não alimente o ódio.."
    Salve prosa e poesia periférica.

    ResponderExcluir
  5. AMOR AO PRÓXIMO JÁ

    Ter juízo tardio,
    na moral,
    dá prejuízo
    no juízo final.
    Ao menos em liberdade
    a alma vive a paz,
    de verdade,
    no aqui jaz.

    ResponderExcluir
  6. O amor é cheio de cores, derrubador de valores,
    e suas dores, é a falta de seguidores...

    ResponderExcluir
  7. E que as pessoas que "amam errado", que usam o amor como justificativa de ações descabidas, não afetem de maneira alguma aqueles que tem o dom de amar a vida, amar o próximo e antes de tudo, amar a si mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Amar ao próximo é muito mais que amar a si mesmo, é não reter o amor dentro de si. É liberar toda essa energia magnifica, que dentro de nós é apenas uma semente.

    ResponderExcluir
  9. por hoje
    por hoje eu gostaria de dizer que valeu a pena
    que os sorrisos foram sinceros
    que as palavras não ousaram mentir
    que os lábios não sorriram amarelo

    por hoje eu deveria deixar de lado o medo
    que toda e qualquer queda fosse amparada por um abraço
    que a coragem superarasse limites cada vez mais altos
    que os pensamentos, finalmente, bailassem em compasso com as atitudes

    por hoje eu queria sonhar acordada
    que o amor fosse deus soberano
    que a paz despertasse as almas dormidas
    que os artistas pintassem o sol

    por hoje eu digo apenas, que valeu a pena
    e que amanhã, tem mais.

    ResponderExcluir
  10. Não por acaso, o amor é o combustível dos sonhos que nos levam mais longe, dos abraços que confortam a alma e inspiram os corações. O amor é, realmente, a única revolução verdadeira!

    ResponderExcluir
  11. Sr. Poeta Sérgio Vaz,

    Bela canção “Wake everybody”, por certo deve fazer parte da oração de muitos “sonhadores”...
    Então...sei que generalizar pode ser um erro, mas na verdade somos mesmo “vira-latas”... Vivemos como que anestesiados, em um submundo de densas névoas que fomentam a ignorância, a arrogância, o egoísmo, a falta de amor. Ah!!! Amor... amor...este AMOR: sentimento que cultiva a nobreza , que sublima, envolve, aquece, refrigera a alma, faz levitar, sonhar, lutar, acreeeeditar! Ah...quando será que iremos agir, pensar, fazer da verbalização uma ação efetiva?!?! Felizmente, embora aprendizes na arte de viver, temos a capacidade e a possibilidade de nos ajudarmos...Que nossos olhos e coração estejam sempre abertos para sermos capazes de perceber nossos erros e fraquezas, de ir além da superficialidade dos sentimentos... lutar para superar nossas próprias imperfeições... de nos livrarmos das mazelas ainda impregnadas em nossa própria alma!!
    Por isso, as palavras podem se tornar uma magia poderosa, que ao serem meticulosamente combinadas podem ganhar uma força tamanha...e para a alegria daqueles mais sonhadores, ter o poder de conduzir o outro a questionar sobre suas atitudes e acreditando em sua força, dar sua contribuição para que “um mundo mais justo e melhor” realmente seja possível...
    O caminho é realmente este Sr. Poeta... vamos renascer a cada dia...!!!!

    ResponderExcluir
  12. toda vez que to mal to lendo suas palavras! o deus amor que mora dentro de mim se manifesta!!!
    lindo e mais lindo!

    Uhh Cooperifa!! 10 anos de muito amor!!!

    ResponderExcluir
  13. Que o amor é um deus? Eu ainda não havia pensado nisso...
    Mais se for verdade o que um certo poeta anda dizendo por aí,
    eu tive oportunidade de conhecer este tal Deus na sua forma mais humana e gostosa possível,
    No olhar apaixonado de todos aqueles que acreditam na arte de viver...

    O deus que está em mim saúda o deus que está em você!

    eu quero Literatura pão e poesia, pelo amor de deus, pelo deus amor!

    ResponderExcluir