terça-feira, 25 de outubro de 2011

RACISMO NO METRÔ CAMPO LIMPO

PRETO WILL do grupo versão populatr e da Cooperifa foi expulso na porrada



por seguranças do Metrô Campo Limpo.





Preto Will músico do Versão Popular e poeta da Cooperifa foi expulso do Metrô Campo Limpo agora pouco na porrada. É isso mesmo. Na porrada.



Ao chegar no Metrô foi intimidado por olhares preconcetuosos pelo segurança, perguntou se havia algum problema com ele. O segurança falou algumas coisas e saiu.



Em seguida quando subiu a rampa para pegar o trem foi abordado pelo segurança que veio acompanhado de mais um, deram-lhe uma gravata, e o arrastaram pelo braço, e diziam,



- Sai fora negão, se quiser vai de busão.



E já se não bastasse todo o racismo e violência sofrida ele foi levado pela PM ao Hospital Campo Limpo com o braço inchado, o médico que o atendeu, olhou a chapa de raio-x e disse que não havia quebrado nada, que podia ir embora.


Indignado e ainda com dores nós o levamos para o pronto socorro de Taboão da Serra onde ele foi atendido e constatado que não estava com o braço quebrado, mas havia uma luxação, onde foi medicado e colocado uma tala, saiu de lá com um atestado de 5 dias. Pode se dizer que houve negligência médica no Hospital Campo Limpo?



Partimos com advogados direto para a 37ª Delegacia que fica na região, mas sabe como é, vamos ficar na pressão, racismo é intolerável.



Precisamos de todos os amigos, porque pode não ser pauta para grande mídia, mas é pauta no nosso cotidiano.




A Periferia nos une pela cor, pela dor e pelo amor.






Sergio Vaz


Cooperifa



31 comentários:

  1. Contra o preconceito. Contra a exclusão.
    Estamos com o Will.


    Professor Fábio e Dani

    ResponderExcluir
  2. Paizinho de fdp esse #RacismoNoMetrôCampoLimpo Racistas Otários nos Deixem em Paz!

    ResponderExcluir
  3. esses seguranças sao babacas:@ Praq racismo ? queria ver se fossem com eles! ¬¬

    ResponderExcluir
  4. Tudo pra preto no Brasil é racismo.
    Os brancos não sofrem racismo de vocês negros não, né?
    Tem uma rapá de negro que não gosta de branco, dizem isso abertamente em músicas e a porra que for e nós temos que ficar quietos, porque se retrucamos somos racistas.
    Chega de se fazer de vitima, preto no Brasil é sempre a vitíma.
    Para com esses fundamentalismos pobres e batidos, o tempo de Luther Kink já se passou.
    Tenham mais argumentos.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, nós estamos em 2011, mas ainda vemos isso acontecer. Chega de racismo, preconceito contra nordestino, sexismo, homofobia, ateofobia... Toda e qualquer forma de preconceito.

    ResponderExcluir
  6. Em pleno seculo XXI ainda existe esse tipo de coisa que Pais e esse indignada...

    ResponderExcluir
  7. Ai anônimo, podem até sofrer, (os branco)mas vc conhece algum negro dono de banco que não contrata negro, ou dono de laboratório que não contrata negro, ou já foi proibido de fazer uma entrega em condomínio por por ser branco, já viu branco ser comparado com algum animal, (macaco, urubu, etc,)não, então, isso é racismo.Luther Kink nunca passou, engano teu a luta é eterna, graças a Deus ainda tem uns que pensam como VOCÊ, assim nós vamos nos aculturando, aprendendo descobrindo que a violência não é o caminho, nossa revolução vai acontecendo, lenta mais firme e forte igual a nosso sangue, nossa história e aos poucos sua cor desaparecendo, já tem até branco q se acha NEGRÃO, kkkk. Negar o racismo no Brasil é o mesmo q negar o holocausto.Segura ai, devagarzinho estamos chegando.O caminho são as palavras, as rimas, o chamado para a conscientização, um irmão ajudando o outro irmão, menos ignorância e a inveja. Abraço a todos.
    Marques (marquinhos) ZL
    a.marquessilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente tem babacas branco, negros, pobres, ricos, asiaticos... e felizmente tem pessoas que não toleram injustiça, preconceito e violencia a qualquer PESSOA.Isso poderia ter acontecido com qualquer PESSOA em que os seguranças simplesmente não fossem com a cara, e essa pessoa poderia ser você, branco como se caracteriza, deixando esse seu comentário inválido de que "preto se faz de vitima"
    Temos sim uma vitima na história e essa vitima é uma pessoa, portanto

    ResponderExcluir
  9. foda! absolutamente foda!
    herança de um passado podre!
    é preciso mobilizações em massa
    rumo ao Congresso, no mínimo!

    ResponderExcluir
  10. Vamoos lutar até o fim, isso não pode cair no esquecimento, covardes.
    Muito lamentavel isso.
    Estamos com voçe Will

    ResponderExcluir
  11. Estamos com Will.
    Será que não dá processo cívil sobre a empresa de segurança.Vai pra cima dela.

    ResponderExcluir
  12. É o cúmulo nos dias de hoje ainda existir esse preconceito IDIOTA! Estamos regredindo? Estou mais que divulgando esse caso pelo absurdo que foi! ;)

    ResponderExcluir
  13. Que atitude desumana dos seguranças; e dá pra observar a ironia nisso tudo: "seguranças".
    Torço para que a divulgação sirva de reflexão para pessoas que ainda veem na cor uma diferença e motivo pra discriminação.

    ResponderExcluir
  14. "O caminho são as palavras, as rimas, o chamado para a conscientização, um irmão ajudando o outro irmão, menos ignorância e a inveja."

    Isso aí, Antonio Marques!

    ResponderExcluir
  15. Com certeza da um belo processo, mas acho que isso não é tudo.
    O ideal é a demissão desses funcionários e processos individuais também. e para o comentário infeliz do "anônimo" é fácil dizer que "pretos se fazem de vítima..." quando não foi a vaca da sua mãe que sofreu isso!

    ResponderExcluir
  16. Obrigado, Lidiany. A cor vai desaparecendo e o ser humano se impondo como fator principal de discussão. Como já foi dito, vitima não tem cor. Mas se já existe uma história, só no Brasil, de 500 anos de preconceito é difícil engolir que foi uma infeliz coincidência. Mas o agravante foi as palavras usadas " - Sai fora negão, se quiser vai de busão." Isso não é racismo? Imagem mais uma testemunha, basta para abrir um inquérito.
    Acima escrevi (os branco), isso foi proposital.
    O debate é fundamental para a evolução, é nois irmão, abra sua mão, solte tua arma, abra teu coração.
    Abraços a todos.
    Marquinhos ZL

    ResponderExcluir
  17. Isso é algo além de Intolerável, é totalmente absurdo e Ridículo.
    A empresa, deveria arcar com os atos do Funcionário, caso ele não seja identificado. Quem sabe assim, outros tomam como exemplo.
    Vamos comparecer No SARAU da Cooperifa, para que possamos protestar, não em nome de um Homem mas sim pela dignidade de Todos. #Racismonão

    ResponderExcluir
  18. Isso nao vai ficar assim !

    ResponderExcluir
  19. Me criticam e comentam como anônimos, também.
    Quem tem a prova de que o guarda disse: " - Sai fora negão, se quiser vai de busão." Isso pra mim é negro querendo generalizar demais!

    Vamos citar um exemplo de pouco tempo atrás em que o Mano Brown foi detido pela polícia p/ uma revista, e o que ele disse: " - que era 'o motivo de sempre', porque ele era 'preto'". Pronto. Se a Policia para um branco, o sujeito vai dizer que era o mesmo motivo de sempre, porque ele era 'branco'?!

    Eu sou branco e já constatei que muitos negros não gostam de nós, nos chamam de playboy, acham que temos mais condições que qualquer um.

    Essa merda de "assistencialismo" e "coitadismo" barato me enoja, coisa de comunistinha...

    Vivo a minha vida normalmente e consigo tudo pelos meus méritos, não por balela de etinia... Venho de dois pólos considerados os que + sofrem por racismo e quer saber? Isso NUNCA me atrapalhou em nada e nunca vou usar isso pra conseguir nada de ninguém na mão livre.

    É tão + fácil reclamar não é?
    Não tenho dó de quem não faz nada pra mudar e fica exigindo reparação.
    Parem de se fazer de vítimas...

    ResponderExcluir
  20. ANONIMA
    nÃO ACREDITO QUE TENHA SIDO RACISMO, SOU DE FAMILIA NEGRA, TENHO IRMÃOS NEGROS E TODOS NÓS USAMOS O METRO DA REGIÃO DO CAMPO LIMPO,ONTEM ESTIVE PRESENTE NA HORA DA CONFUSÃO, E NÃO SENTI COMO RACISMO, O RAP WILL AGREDIU O SEGURANÇA COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO E SE PORTOU DE UMA MANEIRA NÃO MUITO ELEGANTE E O DESFEIXO DEU NO QUE DEU. MESES ATRAZ MEU IRMÃO PASSOU MAL DENTRO DO METRO (HAVIA BEBIDO ) E SE EU MUITO NÃO ME ENGANO FOI O MESMO SEGURANÇA QUE O SOCORREU, PRESTANDO TODO ATENDIMENTO NECESSÁRIO E OLHA QUE MEU IRMÃO DEU TRABALHO.PRECISAMOS REVER ESTA SITUAÇÃO, HA NÃO PARTICIPEI COMO TESTEMUNHA, POIS ESTOU COM PÉ QUEBRADO E NÃO QUIS TER MAIS DORES DE CABEÇA...

    ResponderExcluir
  21. EU ESTAVA LA NO DIA DA OCORRENCIA E CONHEÇO UM DOS SEGURANÇAS QUE ABORDOU O WILL ,UM DOS SEGURANÇAS(O QUAL CONHEÇO) TAMBÉM É RAPPER NASCIDO EM PERIFERIA CUJO OS PAIS SÃO NEGROS E DÚVIDO MUITO QUE ELE COMETERIA TAL INSULTO A SUA PRÓPRIA RAÇA. PELO O QUE PUDI OBSERVAR O RAPPER FALTOU COM RESPEITO AO SEGURANÇA, ALEM DE TER RESISTIDO DE FORMA BRUTAL CONTRA ELES, E CREIO QUE FOI ASSIM QUE OCORREU A LESÃO EM SEU BRAÇO SE É QUE HOUVE.
    CREIO QUE O RAPPER ESTA USANDO DA OPINIÃO POPULAR PARA AUMENTAR SEU IBOP, DEVERIA SENTIR VERGONHA DISSO. SOU UMA PESSOA NEGRA E SINTO VERGONHA PELO WILL ACHO QUE ELE ESTA ABUSANDO POR SER UMA PESSOA INFLUENTE E POPULAR. HA TANTAS COISAS MAIS IMPORTANTES A SEREM DIVULGADAS, CONHEÇO SEU TRABALHO E SEMPRE O ADMIREI, MAIS COMO ASSISTI PARTE DA OCORRENCIA FIQUEI DECEPCIONADA COM SUA PUBLICAÇÃO. CREIO QUE ELE TEM SIM O DIREITO DE RECLAMAR DO OCORRIDO, MAIS NÃO DE TRATAR ALGO COMO RACISMO UMA VEZ QUE QUEM O ABORDOU TAMBÉM ERA DA RAÇA NEGRA E DO MESMO POVO QUE O ELE.

    ResponderExcluir
  22. tem que abrir processo contra esse porco desse segurança (me desculpem os porcos!). e contra a empresa, e contra o hospital. ter uma dor de cabeça, mas causar também. É FODA! tem que noticiar na mídia alternativa. denunciar a porra do racismo. os negros não se fazem de vítimas: os negros tem consciência de seu valor, por isso não abaixam a cabeça para os idiotas. só isso. tamo junto!

    ResponderExcluir
  23. Será que a história foi assim mesmo?
    Por acaso, sabiam que o segurança que tá sendo acusado é negro?
    Sabia que a suposta vítima ficou incitando violência?
    Sabia q o policial que foi lá também agiu de má fé, querendo prender todo mundo do metrô, abusando de poder?
    Julgar sem prova também é crime!
    Que se apurem os fatos!
    E parem de se fazer de vítimas sempre! Cresçam!

    ResponderExcluir
  24. Antes de dar uma informação desse nível, primeiramente devemos estar a par da total veracidade das informações, porque será que isso aconteceu ? Será que ele estava apenas passando por lá tranquilamente e de repente alguem começou a ataca-lo do nada ? A informação quando divulgada tem de ser da forma mais imparcial possível. Vamos atrás dos fatos reais primeiro pra depois divulga-los.
    Eu como usuário e testemunha afirmo que não ocorreu dessa forma! O rapper bateu boca e não foi educado! O segurança fez o trabalho dele e agiu como agiria com qualquer outro usuário do metro indiferente da "cor, religião ou raça".
    A matéria está sendo sensacionalista!

    ResponderExcluir
  25. Antes de dar uma informação desse nível, primeiramente devemos estar a par da total veracidade das informações, porque será que isso aconteceu ? Será que ele estava apenas passando por lá tranquilamente e de repente alguem começou a ataca-lo do nada ? A informação quando divulgada tem de ser da forma mais imparcial possível. Vamos atrás dos fatos reais primeiro pra depois divulga-los.
    Eu como usuário e testemunha afirmo que não ocorreu dessa forma! O rapper bateu boca e não foi educado! O segurança fez o trabalho dele e agiu como agiria com qualquer outro usuário do metro indiferente da "cor, religião ou raça".
    A matéria está sendo sensacionalista!

    ResponderExcluir
  26. Comentando pela terceira e última vez.

    [denise abramo]
    Nós, brancos, também temos consciência do nosso valor e nem por isso saímos por aí reclamando da vida que é dificil e dos negros que nos subjulgam.

    Mas eu vejo essa merda acontecendo à tempos e ninguém falar nada... Aparecem brancos para defender os próprios negros e suas idéias, seus ideais, etc e tal.

    Uma porcentagem do povo negro só sabe pedir justiça cuja a indenização foi negada... Então os judeus também merecem essa indenização dos negros que os subjulgaram muito antes de tudo...

    Estão mais preocupados com os brancos não é?
    Pouco se importam com estrangeiros que vivem de seguro-desemprego, de assistencialismo, aqui no BRASIL, e não querem contribuir pra economia... E os asiáticos/chineses/japoneses na 25 de março "escravizando" seu próprio povo, o povo brasileiro, o nordestino e fazendo todo comércio decente que cumpre a lei falir em volta deixando milhares de contribuintes na rua...

    Ai chegam os "coitados" as "vitimas" e dizem que não tem cota p/ negros em universidades ou onde for, que não tem grana p/ estudar, que o emprego tá dificil.

    Mas isso deve ser o de menos, pois o que importa é mais parecer um revolucionáriozinho, né?

    É compreensível, já que vivem em um país onde o "parecer" importa mais que o "ser", e vocês negros (não digo todos) revoltados devem com certeza impressionar alguém com esses discursos sem nenhuma base.

    Encerra o assunto.

    ResponderExcluir
  27. Antonio Marques
    Ficamos tanto tempo sob a ditadura que a discussão ainda é algo recente e obrigado por aceitar minha opinião. Ao contrário do fake em dizer que não foi com a vaca da minha mãe que aconteceu isso.

    Só digo mais uma coisa p/ finalizar... A minha moral e talvez a de alguma minoria por aí branca, é ter que aceitar ser refém dos negros aqui no Brasil. Não enxerga quem não quer. Que passa do limite o preconceito dos negros contra os brancos aqui em nosso país.
    Mas a a mídia não dá um pio em relação a isso.

    É a minha vida, e se eu não comentar, ninguém comenta. E vamos continuar sendo tachados de PLAYBOYS, BACANAS, BURGUÊS E OS CARALHO A QUATRO apenas pela nossa cor de pele.

    ResponderExcluir
  28. Como podem falar tanto sem conhecimento. Vocês só ouviram uma parte, e ela sempre se postará como ofendida. No metrô há milhares de negros, inclusive na segurança e garanto que a atuação é independente de cor, ou raça. Acham que ele entrou tranquilinho sem fazer nada e os seguranças "carrascos" resolveram o revistar?. Façam uma pesquisa com os usuários da região sobre o verdadeiro atendimento da segurança do metrô na região, vamos lá, vão a campo. A propósito será que se o segurança tivesse tirado um rapaz branco e o tivesse chamado de "alemão", "brancão" vocês estariam aqui?

    ResponderExcluir
  29. 1º QUERO SABER SE EXISTE UM ORGÃO PUBLICO QUE TRATE OS MORADORES DA Z/S (EM ESPECIAL OS MORADORES DE CAPÃO E CAMPO LIMPO) MELHOR QUE O METRÔ? TRABALHO NO METRÔ SOU SEGURANÇA E CONHEÇO OS PARCEIROS E UM DELES QUE TAMBÉM É RAPPER NASCIDO EM PERIFERIA E CUJO OS PAIS SÃO NEGROS E O OUTRO QUE E NEGRO E DÚVIDO MUITO QUE ELES COMETERIAM TAL INSULTO A SUA PRÓPRIA RAÇA. E NO METRÔ SOMOS TREINADOS PARA RESPEITAR E TRATAR BEM TODOS OS USUÁRIOS INDEPENDENTE DE COR,RAÇA,RELIGIÃO OU OPÇÃO SEXUAL; COMO MUITOS NÃO TEM INFORMAÇÃO TEMOS PODER DE POLICIA EM TODAS AS AREAS DO METRÔ E QUANDO ALGUÉM AGE COM INCOFORMIDADE PODENDO PREJUDICAR OU TUMULTUAR O SISTEMA,PROCURAMOS,PRINCIPALMENTE, ATRAVÉS DO DIÁLOGO NÃO TENDO COOPERAÇÃO TEMOS QUE APLICAR MEDIDAS ADMINISTRATIVAS PEDINDO QUE SE RETIRE DO SISTEMA, PELO O QUE FUI INFORMADO O RAPPER FALTOU COM RESPEITO AO SEGURANÇA,SENDO QUE O MESMO ESTÁ LA PARA OLHAR SE EXISTE ALGUMA ANORMALIDADE,FOI PERGUNTADO "PORQUE VOCÊ TA ME OLHANDO COM ESSE OLHAR DE PEIXE MORTO" ALEM DE TER RESISTIDO DE FORMA BRUTAL CONTRA ELES, E CREIO QUE FOI ASSIM QUE OCORREU A "LESÃO" EM SEU BRAÇO SE É QUE HOUVE.

    ResponderExcluir
  30. É SEMPRE A MESMA HISTÓRIA, ACORDEM , NEGROS, MULATOS, BRANCOS OU SEJAM O QUE FOR, ESTA MENTALIDADE DE VITIMA QUE O GOVERNO TEM IMPOSTO É PARA CRIAR UMA CLASSE DE NEGROS CORRUPTOS E APROVEITADORES PARA DIZEREM AMEN ÁS CLASSES DOMINANTES, SER POBRE É QUE É O PROBLEMA, ESSES RAPPERS SAO APROVEITADORES DA MISERIA DO NEGRO, GANHAM DINHEIRO COM O COITADISMO E PASSAM VALORES DE GANGSTER PARA OS JOVENS, FOI ASSIM COM ESTA HISTORA DO RAP E HIP HOP QUE OS EMPRESARIOS DA MUSICA SUFOCARAM OS NEGROS COM TALENTO NOS EUA, E AGORA NO MUNDO INTEIRO.
    POBRE É BRANCO, NEGRO NAO TEM COR, TEM QUE TER ORGULHO E VENCER PELO ESTUDO E TRABALHO, TENTANDO SER HONRADO NESTE PAIS DESONESTO, JA BASTA DE SER HUMILHADO E VER NOVELA ONDE ATE OS NEGROS SAO VENDIDOS. DIGAM PARA ESTE RAPPER PARA ESTUDAR MUSICA A SERIO E MOSTRAR SEU VALOR, UM MUSICO ESTUDA DURO DEZ A VINTE ANOS PARA SER CHAMADO DE MUSICO MEU FILHO, É MAIS FACIL LEVAR A VIDA COMO REVOLTADO, DANDO MAU EXEMPLO PARA OS QUE NAO APRENDEM NEM A ESCREVER CORRETAMENTE, PORQUE ACHAM QUE NAO VALE A PENA...
    O NEGRO TEM QUE VENCER USANDO A INTELIGENCIA, NAO SENDO FUNCIONARIO DE ONG QUE NAO TRABALHA E VIRA PARASITA E ACOMODADO, OU COTISTA E RACISTA...

    ResponderExcluir