quinta-feira, 19 de maio de 2011

MINHA LUTA CONTRA O VÍCIO DE FUMAR

.
.



NOVOS DIAS



.

Povo lindo, povo inteligente,
.
comecei uma luta contra o cigarro (não contra quem fuma) e hoje faz 4 dias que não fumo. Parece pouco, mas quem tem esse vício sabe que parece uma eternidade.
Vai vendo a ironia do destino, outro dia uma pessoa me disse que a poesia "Novos dias", que está no youtube, fez ele tomar várias atitudes que há muito ele vinha adiando, e que justamente o meu poema tinha impulsionado ele a ir em frente por novos dias. Se um poema pode ajudar alguém, pode me ajudar também.
Achava que poeta não tinha pulmão, só coração. Ledo engano.
Como há muito já tenho a vontade de parar de fumar, pensei: agora é a hora.
Não é uma campanha antitabagista, é uma coisa pessoal. Nada a ver, enfiar o dedo na cara das pessoas que fumam, cada um, cada um. Bagulho meu. Não é uma cruzada. Pois só eu sei que horas são no meu relógio.

Só tornei público para que as poucas pessoas que gostam de mim possam me ajudar. Nada mais.


É isso. Meus inimigos moram dentro de mim. Vou vencer todos.
.
* a neurose é tanta, que hoje pela manhã quase dei uns pegas no pãozinho.
.
Beijos.
.
Sergio Vaz

16 comentários:

  1. Força mano! apoiado a luta ..

    Da hora saber disso ...

    Michel
    Sarau Elo da Corrente

    ResponderExcluir
  2. Força, poeta! Admiro a sua coragem e torço para que você alcance a sua meta...

    Abraço.

    Viviane Zion

    ResponderExcluir
  3. Você é guerreiro, vc vencerá esta batalha.
    Abraços!
    De Lourdes

    ResponderExcluir
  4. sugestão, de ex-fumante, de um golpe psicológico no vício: experimente não contar quanto tempo deixou de fazer alguma coisa. pois, se contar, servirá de lamento, no futuro, pra dizer: pô, fiquei tantos dias, meses, anos sem fazer tal coisa! simplesmente faça isto que está fazendo: ignore essa maldita vontade, se não conseguir todo o tempo, lembre o quanto o tal vício te faz mal, faça dele um monstro pra enfrentá-lo com, no mínimo, a mesma força dele. sorte.

    ResponderExcluir
  5. Força Sergião!! Parei de fumar há 3 anos e hj a maioria dos meus amigos fumam e eu consigo lidar muito bem com isto. Mas os primeiros dias são barra!!
    Qualquer coisa grita!!
    abs
    JC

    ResponderExcluir
  6. Coincidência, Sergião: estou há uma semana no mesmo esforço. E tá me fazendo muito bem, mano, como imagino você já deve tá sentindo a diferença...
    Sem cruzada anti-tabagista, mas é importante reforçar pra todo mundo o bem que faz não fumar, em vários sentidos (respiração, pele, gás no futebol, volta do perfume etc). Embora a gente tenha consciência dos malefícios da parada, só parando mesmo pra sentir. Vale a pena, man@s! Força pra nós, Sergião! (E depois me dá a dica desse paozinho aí, sem nicotina: ele dá barato?! rsrsrsrs)
    Abraço,
    Danilo

    ResponderExcluir
  7. Força que vc conseguirá! Apoio sua coragem e força de vontade!!!

    Bjs

    Tatiane David

    ResponderExcluir
  8. Meu, você vai conseguir, tranquilo, não tenha dúvida. fumei durante uns 15 anos, dois maços ou mais por dia, era compulsivo mesmo... Lembro que na semana em que parei ia ter eleição e só de pensar em ficar na fila pra votar sem fumar já me dava uma puta neurose. no final, foi tudo bem menos pior do que eu imaginava... depois dos primeiros dias a coisa vai acalmando, fica tranquilo. não fumo desde 2002, minha saúde melhorou 100% e, algo que considero fundamental, não encho o saco dos fumantes: muitos de meus amigos contiuam fumando, fumam um atrás do outro quando saímos pra tomar cerveja por aí e não me incomodam.... e eu não os incomodo também, porque a decisão de parar tem que ser pessoal e intransferível. Vai em frente que você vai ver que dói menos do que parece no começo. Força!

    ResponderExcluir
  9. Olá Poeta Sérgio Vaz! Parabéns, pela luta.Fico na torcida do lado de cá. Grande abraço, Ester.

    ResponderExcluir
  10. Ah amigo...nessa também vou...isso me dá força também para lutar contra esse vicio...é isso...
    Tamu junto!

    ResponderExcluir
  11. Força grande poeta: Se eu consegui parar de fumar e de beber ha 50 anos você também consegue!
    UM ABRAÇO: JORGE ESTEVES
    19/05/2011

    ResponderExcluir
  12. Salve poeta, vc consegue.....eu consegui.
    FAZ + de 10 anos que parei.
    Só não tem como parar de ser palmeirense, mesmo sendo um vício também.
    FORÇA !!!!
    Buzo

    ResponderExcluir
  13. O cigarro perdeu mais uma batalha!
    Sua esposa e sua filha agradecem!!!
    E eu fico feliz!!!!
    Robson... O Canto

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS SERGIO...EU TBEM FUMAVA E TE DOU MAIOR FORÇA...FAZ 3 ANOS Q PAREI.....VALE A PENA...FORÇA VIU!!!!BEIJOSSS

    ResponderExcluir
  15. Caro Sérgio, não creio que se possa "vencer todos os inimigos", (ainda que aí valha a licença poética), mas estou certo, é possível negociar com todos eles.
    Há que se pensar no caso do cigarro, -estou abandonando um amigo, ele sabe como se virar sozinho e eu terei que fazer o mesmo. E não se pode lutar contra um amigo, assim como não se pode aliviar o furor do brilho do sol para encará-lo. Você não precisa ter tromboangeite obliterante numa das pernas ou nas duas (essa só fumantes tem), você não precisa de uma ponte de safena, você não precisa de gambiarra no peito em ligação direta da veia mamária ao coração, você não precisa sentir o tempo todo dor no coração sem estar apaixonado. Então, apenas observe, e quando vier a crise (e ela virá), observe e pergunte-se: - Eu p r e c i s o fumar agora? Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Novos dias virão e desse vicio você se livrará, as palavras possuem um grande poder e você sabe bem usá-las , fico feliz em saber que conseguiu perceber que o que se escreve atingi o outro , mas também a quem escreve, basta ele se ouvir. Força nessa luta, é mais uma batalha que você irá vencer.

    Abraços baianos.

    ResponderExcluir