domingo, 17 de outubro de 2010

COLISÃO LITERÁRIA NA BAIXADA FLUMINENSE - RJ

.
.
Rolê literário no RJ: Nova Iguaçu, Nova Era, Morro Agugo (Enraízados),
Miguel Couto, Projeto "ler é 10" e Complexo do Alemão
.
.

Povo lindo, povo inteligente,
.
na quinta-feira (14) embarquei para Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, a convite do meu amigo Écio Sales, secretário de Cultura, para participar de vários eventos literários programados para o final de semana. Que tem a co-realização do projeto Enraízados dos amigos Dudu de Morro Agudo e o Dumont.
Na sexta-feira pela manhã participei da "Libertação de livros" na Baixada, onde aconteceu a distribuição de livros, gratuitos, no Cabuçu, que é parecido com a Chuva de livros e natal com livros que acontece na Cooperifa. À noite fui assistir uma roda de conversa no centro Cultural Sylvio Monteiro com os escritores "Marcus faustini" e Braulio Tavares, mais alimento pra alma.
Sábado pela manhã junto com Pedro Markun "Livro livre" recebemos o reforço do Alessandro Buzo, Marilda e do escritor Luiz Rufatto e fomos distribuir livros em Morro Agudo e Miguel Couto no coração da baixada Fluminense, outra atividade da hora, e de quebra ainda conhecemos a "Escola livre de cinema" que também fica em Miguel Couto. Daria um filme.
Como não conhecia a baixada, foi um experiência maravilhosa. Quebrada nervosa parecida com a periferia de Sampa, e também com a mesma intensidade cultural.
À noite fomos assistir a Roda de conversa no CCSM com Luiz Ruffato, Muduan, Heloisa Buarque e Lula Marques, que abordava o tema "literatura na lasse C". Polêmico, mas muito proveitoso também.
Após a roda fizemos um encontro de Saraus, com o grupo Corujão, Cooperifa e poetas da baixada e então a poesia tomou conta do centro Cultural. Nada mais justo.
Ainda trombamos o Alexandre de maio que dá curso no Enraízados, com o Júlio Ludemir, Marianna, Vitor e acabamos indo tomar umas cervejas depois do evento. Ou, se preferirem, molhar as palavras.
Domingo pela manhã fomos convidados para conhecer o projeto "ler é 10" do meu amigo Otávio jr. no Complexo do Alemão, na cidade do Rio.
O projeto é maravilhoso, e tivemos a oportunidade de conhecer as crianças que estão sendo alimentadas, como ele mesmo diz, pela "Pílula da imaginação" que nada mais é, do que a literatura.
A Literatura é mesmo a uma coisa maravilhosa, no Morro do Alemão, naquela loucura do sobe e desce das vielas, um Quixote ensina crianças a sonhar moinhos de ventos.
Ah, na verdade a tal pílula da imaginação são balas que ele distribue antes das histórias começarem, para a ssociar a literatura com a doçura que ela é, mas que os adultos dizem que não.
Já disse antes, sou uma pessoas privilegiada, faço poesia, e ainda por cima tenho a oportunidade de conhecer pessoas e lugares que parecem poemas.
" A periferia nos une pela cor, pela dor e pelo amor."
.
A Baixada Fluminense o Complexo do Alemão me deram a certeza que a literatura pode transformar e unir pessoas, e que as palavras precisam ser praticadas, senão... são só palavras.
.
Parabéns a todas pessoas envolvidas no evento.
.
Sede do mundo,
.
Sergio Vaz
Vira-lata da literatura


Otávio Jr. "Ler é dez" e eu no Morro do Alemão

Pedro Markun, Écio Sales, Vítor, eu, Alessandro Buzo e Otávio Jr.
Em frente à Vila Olímpica no Complexo do Alemão

Zoando a meninada no Projeto ler é dez

Otàvio Jr. praticando sonhos no "ler é dez"

Pílula da imaginação

Morro do Alemão

No encontro de Saraus: Cooperifa, Corujão e poetas da baixada

Encontro de Saraus e roda de conversa

Dudu, eu e Marilda Borges distribuindo livros no mercadão


Eu e o escritor Luiz Rufatto na escola livre de cinema em Miguel Couto

Alessandro Buzo, Eu e Dudu de Morro Agudo no Enraízados

Roda de conversa

Em Cabuçu, até john wayne vei buscar livros

"Livros fresquinhos..."

"... é só pegar"

o futuro

Cabuçu na Literatura

Concentração no Cizane - Nova Era

Um comentário:

  1. Valeu!
    A Baixada precisa mesmo de ter cada vez mais esses eventos.
    Eu sou da Baixada; eu sou de Duque de Caxias.
    Um abraço.

    ResponderExcluir