domingo, 31 de janeiro de 2010

FARO - Fábrica de artes e oficinas

.
PERIFERIA É PERIFERIA EM QUALQUER LUGAR (GOG)
.
Ricardo, Cristhian, horácio, Yo, Eleílsom, Augustin e Afonso

.
Povo lindo, povo inteligente,
.
na sexta-feira pela manhã fomos conhecer um projeto chamado FARO (fábrica de artes e oficinas) que fica na periferia de um município da cidade do México, é tipo Guarulhos, por exemplo. Só que são mais de três milhões de pessoas morando nesse lugar, e nem precisa falar, periferia é periferia em todo lugar. Por aqui o Bagulho pega geral.
Para combater a violência e levar cultra às comunidades o governo do estado mexicano criou alguns destes projetos, o FARO que nós visitamos fica na Zona oeste (aqui, oriente), e posso garantir que é uma das maiores experiências culturais que já vi, e simplesmente porque aqui a comunidade está presente.
Todo local é decorado com peças de artes produzidas ali, e conta com uma biblioteca com mais de 15.000 livros. Haja olhos para essa benção magnífica.
Há vários cursos, de costura à fotografia, e é custeado pelo governo e recebe ajuda materiais de vários setores da sociedade, inclusive do Centro Cultural da Espanha. Da hora.
Tem até um espaço para hospedar artistas de outros países, que tal? Eu e o Eleílson já trocamos umas ideias, e vamos levar alguns artistas do Brasil para trocar experiências culturais no México, e vice-versa, e assim começar a derrubar essas fronteiras que afastam as pessoas de bem.
O projeto é coordenado pelo Augustín Estrada que já foi um cara de gangue, mas que hoje em dia é um cara muito respeitado na quebrada. Um dos motivos do sucesso e reconhecimento do local.
Até o Mano Chao já esteve aqui.
Sabe o que é mais louco? O lugar tem ao fundo dois vulcões, dizem que um ainda está ativo, que de tão altos (5.300 mts) o cume é tomado pela neve. Lindo de ver.
.
É isso. Mais uma aliança está feita. uma hora dessa, quem sabe...
.
saudades mil.
.
Sérgio Vaz
.
*Se vocês quiserem saber mais sobre o projeto, acesse: www.elfarodeoriente.org


Cursos de capoeira
Paguei um pouco de berimbau (paranaê...)

Augustín, Afonso eu e o Eleilson

Essa lindeza se chama Mariana

Biblioteca 15000 livros

Grafite

quase não da pra saber que sou eu


Fábrica de arte

o caminho també é a periferia

A quebrada com o vulcão ao fundo


Quebrada









Índios se apresentando no centro Histórico

Um comentário:

  1. Vaz viva Machu Pichu ! rs

    Que belo lugar de artes...fiquei encantanda...e demais ver e SENTIR isso né...
    Use seus olhos p/ que eu enxergue com o meu ...

    Um beijo...
    ps.: eba hj é segundaaaaaaaaaaa, vc voltou né ??!! rs

    ResponderExcluir