domingo, 13 de dezembro de 2009

RESTROSPECTIVA POÉTICA

.
.

Instante - Sérgio Vaz
.
“A maioria das pessoas só percebem a luz do sol quando é quase noite. Aí, já é tarde demais”.
.
A Editora Aeroplano encomendou um livro para que contasse um pouco sobre a minha história poética até os dias de hoje, o que para mim tem sido um grande privilégio e uma difícil missão.
Primeiro porque me dá oportunidade de contar muitas coisas sobre a minha caminhada muito antes de chegar em Taboão da Serra onde está toda a minha vida, tanto física como espiritualmente.
Segundo porque me dá uma possibilidade de fazer uma viagem no tempo e reviver histórias que já nem lembrava mais.
E algumas lembranças... Ora doem, ora sangram, parece que nunca chegam no sorriso.
Tenho a certeza que a vida de qualquer pessoa daria uma história, e conheço a vida de pessoas que dariam biografias maravilhosas, tanto trágicas como cômicas, umas belas outras tristes, mais ainda assim dariam belas novelas.
Por outro lado conheço pessoas que poderiam doar os órgãos ainda em vida, que não fariam a menor falta pra elas, ou para a humanidade. Para que serve um coração que não ama? Olhos que não veem, ...
Acredito que viver é muito mais que acumular bons e maus momentos, a vida não é um simples diário onde se anotam compromissos importantes ou encontros casuais, nem tampouco ela é testemunha do acaso, ou um livros sem perguntas, mas com todas as respostas.
É comum ver pessoas escravas do destino estampando um sorriso magro no rosto, imaginando liberdade, algemado ao cotidiano. E quando a vida lhe pergunta: “onde vamos?”, a resposta é sempre a mesma “ficar em casa!”
Estar vivo é muito breve, aprendi isso vendo amigos e parentes que partiram dessa para melhor (?) sem aviso-prévio nem hora marcada, ou sequer um beijo de despedida.
Biografias são curiosidade de pessoas que a gente gosta ou não gosta, só isso. Por isso elas cabem nos livros, por isso elas cabem nas mãos. Por isso muitas delas descansam nas prateleiras de Bibliotecas como corpos que apodrecem abandonados na calçada.
Mas a vida meus irmãos e irmãs, não cabe dentro do calendário, ela não é submissa aos dias e nem serviçal das horas como pensam os domadores de almas livres.
A Vida é o que cada um acredita, por isso há aqueles de desperdiçam os dias, e há aqueles que os dias desperdiçam, por isso há aqueles que vivem meses há aqueles que vivem uma eternidade.
E se você não sabe a diferença, isso faz muita diferença.

2 comentários:

  1. Que lindo. Acho que eu estava mesmo precisando ler isso hoje !
    Obrigada :)
    abs e bom domingo (longe do tempo que escraviza muitos)

    ResponderExcluir
  2. Sérgio,
    Que texto lindo...e que verdade...também te acompanho nisso ai, ou simplesmente concordo...mas ainda assim...é bom compartilhar o que se aprende, o que se observa, o que se reflete e acredita. A vida nos ensina, quando estamos dispostos a aprender, mas só se vale a pena, se valorizarmos tudo em sua brevidade...é rápido dimais ...e acredito que faz isso muito bem! Viviane

    ResponderExcluir