domingo, 15 de janeiro de 2012

ORAÇÃO DE UM VIRA-LATA - SERGIO VAZ



ORAÇÃO DE UM VIRA-LATA – SERGIO VAZ

Descobri que tudo que sou, e o que não sou devo à poesia. Por isso quando escrevo é um dos momentos mais sagrado para mim.
Nem sempre as palavras navegam nas águas claras e turvas do cérebro, e muitas vezes é preciso mergulhar nas águas profundas do coração, por isso, é muito comum poetas morrerem afogados para que outras pessoas respirem melhor. Escrever dói.
E já que vai doer, gosto de escrever ouvindo música. A Palavra cantada.
O mais louco é que quando escrevo não sou eu quem pede a música, é o poema.
Talvez você não saiba, mas os poemas tem gostos variados. Um dia quer Tim Maia noutro Marvin Gaye, Ettha James, Luiz Gonzaga, Sabotage, Bolero de Ravel, Rap, Samba, MPB, rock, Blues, e por aí vai. Depende do dia, depende do poema.
Como diria uma música do grupo Versão popular: a rua inspira.
Tenho quase certeza que deuses falam através da música. Tem música que é pra se ouvir de joelhos, em silêncio e com as mãos espalmadas. Tem música pra se dançar como o diabo gosta.
Gosto de ouvir música com os dois ouvidos, sem preconceitos. Esse negócio de aquilo que a gente não curte, não presta, está por fora. Música boa é aquela que a gente gosta.
Era só o que faltava, não gostar de pessoas somente pela música que ela ouve. Esses humanos...
O Poder da música é algo transcendental.
Outro dia estava ouvindo a música "Wake up everybody" (acordem pessoal) de John Legend e Roosts" ainda me faz acreditar no ser humano, no sonho de um mundo mais justo e melhor.

Há dias que a ouço, como um mantra antes de sair pras batalhas das ruas, antes de enfrentar os leões que nos espreitam nas dificuldades do cotidiano, nas vielas das incertezas e na cruz da mediocridade que nos assombra.

Esta música tem sido a minha bíblia, meu alcorão e meu torá, isso, é claro, sem desrespeitar a religião de ninguém. Devemos respeitar a crença das pessoas e respeitar aquelas que não tem religião alguma. Deus sabe o que faz, não é isso?

Bom, digo isso porque há muito tempo não sou sintonizado em algo tão sagrado e honesto. Porque muitas vezes ter juízo, é a prova de já se está no final.

Aliás, falando em religião, queria aproveitar pra dizer que sigo um Deus chamado "Amor" e é só pra ele que ajoelho, que rezo. E este Deus que habita meu coração, só me ilumina quando amo outras pessoas, quando amo o que faço. E ele só se manifesta quando as mentiras que conto pra mim não afeta o coração de outras pessoas.

E que o Deus que mora em mim, não deixa que seja escravizado, nem que escravize, porque a palavra liberdade está contida em todos os versículos dos meus dias. Para recitá-la em forma poema, não em sermão de montanhas inacessíveis, mas no riso que aquece a poesia do povo que tem fé no amanhã.

O Deus todo poderoso chamado Amor faz com que o sal de minhas lágrimas transforme-se em calos nas mãos, para que nunca esqueça que nada cai do céu, e que minhas derrotas e vitórias também nascem dele, e que o medo de lutar é um inferno com mil areias movediças em que o covarde se atola.

O Amor que está em mim e você, não sabe o que faz, por isso muitas vezes é crucificado, por isso não deve ser seguido. Quem ama erra.

Não sei se há vida após a morte, nem quero saber, quero estar vivo aqui, agora, e quando se lê um poema ou ouve-se uma música que te afeta, é como se vivesse mil vidas numa só.
O amor ao próximo é a única religião em que se admite fanáticos.
Quem segue o Amor sabe que o milagre não está na vida, mas na coragem de viver.

Quem acredita no amor reencarna todos os dias no paraíso.

Amém.






3 comentários:

  1. È o que eu costumo sempre falar: Sem musica eu não funcionoo!!

    Arregaçandooo como sempree!!! Paz e Amor irmão

    Parabenss!!

    http://www.luismacedo.com/

    ResponderExcluir
  2. Viviane de Paula _ Cooperifa15 de janeiro de 2012 às 11:06

    Esse texto é maravilhoso. É lindo de se ver a expressão verdadeira e cheia de emoção. E é isso que torna tudo que escreve, um berço, um caminho, uma seta, uma direção. Espero sempre poder contar, com isso tudo que faz guia e ensinamento.

    ResponderExcluir
  3. Poeta estou encantada, apaixonada por ti, pela sua história , pela sua Poesia. Parabéns...!
    Bendita seja sua Poesia que alimenta almas...!!
    Receba meu abraço afetuoso...!! Saudações...!!

    Te seguindo...!!

    Haydee Cerantola

    ResponderExcluir