quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

5ª FEIRA CULTURAL NA PENITENCIÁRIA DE GUARULHOS

A ARTE QUE LIBERTA



foto: marilda borges

Dexter, Dr. Jayme Garcia, Alessandro Buzo e eu no Presídio Parada Neto



Povo lindo, povo inteligente,


ontem participei da 5ª Feira Cultural no presídio Parada Neto, em Guarulhos município da Grande SP, evento coordenado pelo Juíz corregedor Dr. Jayme Garcia que está usando a arte como ferramenta para a ressocialização dos reeducandos. Teve Teatro, música, Stand Up, literatura, malabares, etc.

Eu e o Alessandro Buzo fomos jurados no concurso de literatura, Poesia e Crônica. Aos vencedores uma premiação generosa.

Recitei a poesia "Os Miseráveis" porque achei adequada para o momento, era uma pena que lá não estavam os bandidos ricos, mas enfim, o recado foi dado.

Não sou juíz, não julgo ninguém, aliás aqueles que lá estão já foram julgados e estão cumprindo suas penas, o trabalho do Dr. Jayme é que eles saiam de lá recuperados, que é o desejo de toda sociedade. Estávamos presentes no intuito de fortalecer este projeto, nada mais.

Um dia teremos mais escolas de qualidade do que presídios, e nesse dia haverá um país mais justo. E justo será o dia em que os bandidos que roubam merendas das crianças e sugam o dinheiro da nação, pagaram pelos seus crimes que diretamente colaboram para o crescimento de criminosos comuns, e para desesperos das mães que nunca cessam de chorar.

Minha arte não reproduz preconceitos, sou poeta, apenas um artista-cidadão ( e não me envergonho disso) praticando minha arte, a poesia, e se isso de alguma forma puder contribuir para a reconstrução de uma nova sociedade, conta comigo. Tamo junto!


Torno a repetir: se dependesse de mim ninguém ficava sem poesia.


Sergio Vaz




Um comentário:

  1. Força de vontade é tudo o que o ser humano precisa para se ressocializar, basta um apoio.

    ResponderExcluir