segunda-feira, 21 de março de 2011

UM FILME PARA QUEM AMA A POESIA

Povo lindo, povo inteligente,

apesar do pobre trocadilho, o filme coreano "Poesia" é uma película para que ama a poesia. Um filme para poetas. Não só os que escrevem, mas todos aqueles que procuram dar sentido na vida. Imperdível.

A delicadeza das palavras enfrentando as durezas da vida.

Abs.

sergio vaz
poeta



A atuação de Jeong-hee Yoon, no papel da protagonista Mija, é soberba. Sofrendo de alzheimer, a pequena e velhinha Mija precisa continuar trabalhando como empregada de um rico senhor com dificuldades motoras para sustentar a pequena espelunca onde vive com o neto. O menino, totalmente desajustado na escola, é alvo de um grande problema em Seul: o suícidio de uma estudante de 14 anos.

Ganhador do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes do ano passado, Poesia inova mesmo pela forma com que conta sua história, intercalando tomadas lentas das personagens em silêncio com imagens agitadas e barulhentas. Tal como os grandes italianos dos anos 50 e 60, Poesia também tem o grande mérito de "apresentar" Seul, a capital da Coreia do Sul. Havia uma percepção, décadas atrás, de que era impossível assistir Scola, Fellini ou De Sica e não querer ir à Roma. O mesmo consegue Lee.

Um comentário:

  1. SV, se porventura tiver, esse DVD me emprestar ele na quarta?

    Obs. Se você já assistiu aqueles outros dois que lhe emprestei, me leva eles, tem um amiga que deseja ver eles também.

    Abraços poeta.

    ResponderExcluir